UnoFordismo

675 palavras 3 páginas
2. As Características do Fordismo Foras da Indústria
O fordismo é na realidade um meio de produção cujas suas características, é a produção de produtos em grande quantidade. O sistema de Ford foi baseado em veículos de sua propriedade. Ele tinha a ideia de diminuir os custos na fabricação, com isso disponibilizar seu produto a preços acessíveis, para que muitas pessoas pudessem adquiri seus produtos.
Para aumentar a produção, Ford utilizou o sistema de maquina para que pudesse produzir mais em curto período de tempo, assim não era preciso mão de obra qualificada, tendo em vista que cada funcionário fazia uma parte da etapa de produção.
O método de produção de Ford exigia autos investimento e grandes instalações, mais permitiu que focem produzidas mais de 02 milhões de veículos a cada ano, durante a década de 1920. O veiculo mais vendido foi o Ford T, mais conhecido como “Ford Bigode”.
Segundo Ford o trabalho deveria ser altamente especializado, cada funcionário deveria realizar um tipo de tarefa, além disso, cada funcionário deveria ser bem remunerado, com jornas de trabalho menores, garantindo assim uma grande e boa produção.
Já Taylor criou um sistema de organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter mais produção e eficiência com menos tempo e atividade. Taylor visava divisão de tarefas dentro da empresa, capacitação dos funcionários, melhorias das condições de trabalho, usa de supervisão para controlar o processo produtivo, criação e incentivos salarias e gratificação, para encoraja os funcionários produzirem mais. Toyotismo é um sistema voltado para a produção de mercadorias, o sistema foi utilizado na indústria da Toyota e expandiu se pelo mundo inteiro e ate hoje é aplicada em muitas empresas.
Segundo Taylor a mão de obra deveria ser bem qualificada, os trabalhadores deveria se capacitados para conhecer o processo de produção, podendo atuar em vários setores da empresa. A produção era voltada somente para o necessário devendo

Relacionados