A VIVENCIA LUDICA NA PRATICA DA EDUCACAO INFANTIL

Páginas: 9 (2124 palavras) Publicado: 18 de junho de 2015
A VIVÊNCIA LÚDICA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Alessandra Vieira Pimenta
Professor-Denise Magali Bertolini Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0479) – Prática do Módulo V
06/12/2013

RESUMO

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a professora de educação infantil trabalha o lúdico em seu cotidianoescolar, suas dificuldades e possibilidades como podem influenciá-la a vivenciar ou não o lúdico. Com o propósito de atender ao objetivo proposto, foi realizada em uma escola particular, no segundo semestre letivo de 2013, com a professora que atua no Grupo III (1ª Etapa) da Educação Infantil. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram observações diretas e regências. O primeiro se deu pormeio de acompanhamentos da prática da professora investigada, e o segundo ocorreu ao final da pesquisa. Os resultados permitem apontar que a professora que vivencia o lúdico no seu cotidiano escolar, valoriza o lúdico por si só e proporciona a si mesma e aos seus alunos a vivência do lúdico. Ao passo que, uma professora que apresenta dificuldades, que valoriza o lúdico como um fim pedagógico, quenão goste de brincar, dificilmente desenvolverá uma vivência lúdica, impossibilitando seus alunos de vivenciar a ludicidade.

Palavras-chave:Vivência lúdica, Ludicidade, Prática do Professor de educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

Antes de falar das primeiras observações sobre o lúdico e sobre a vivência lúdica na prática da educação infantil, acredito ser importante explicitar o meu interesse pelotema, bem como a trajetória para a sua escolha.
Em se tratando do interesse pelo tema, é preciso verificar, mais precisamente, onde a Educação Infantil com olhar clínico sobre o lúdico, através da prática, podemos visualizar os resultados positivos ao trabalho daqueles que o valorizam. Nesse espaço, a representação da brincadeira prevalecia, o significado dado ao brinquedo, à sua manipulação,bem como a sua representação na vida da criança devem ser pontos valorizados e observados.
No chão da escola, comecei a dar os meus primeiros passos na direção da vivência do lúdico através de atividades que envolviam brincadeiras, jogos e dinâmicas com alunos da Educação Infantil. Mesmo sendo uma mediadora e utilizando a brincadeira como forma de interação e aproximação dos alunos, hoje, meu olharclínico que era mais presente e valorizado do que estas interações e mediações, observei que as concepções dos professores sobre atividades na escola envolvendo as brincadeiras eram relatadas como uma atividade extra que lhes permitia uma hora vaga em seu horário. Portanto, ainda em alguns casos a brincadeira não é vista como ferramenta pedagógica importante para o desenvolvimento emocional plenoda criança.
Acrescentei muitas experiências em minha bagagem acadêmica, algumas significantes para minha atuação e outras não, mas todas válidas para o meu crescimento.

2 LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Definir o lúdico hoje, especificamente no contexto da educação infantil, tem se tornado uma tarefa difícil, tendo em vista que várias são as abordagens e estudos sobre o tema. Segundo Luckesi(2002), a compreensão sobre as atividades lúdicas, especialmente sobre a sua constituição sócio-histórica e sobre os seus papéis na vida humana, tem origem em várias áreas do conhecimento. Assim, existe uma história, uma sociologia, um estudo folclórico e um estudo psicológico do brinquedo entre outros que são de grande relevância para compreender o papel e o uso das atividades lúdicas na vidahumana.
No entanto, mesmo conscientes da importância de todos esses estudos, o foco direciona-se para a compreensão da inserção da criança e das atividades lúdicas no contexto da Educação Infantil no Brasil; na ampliação da visão do lúdico e, finalmente, nos reflexos da prática lúdica no seu desenvolvimento.
O reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia das atividades lúdicas na educação infantil: práticas e reflexões
  • Educação Lúdica na Educação Infantil
  • A educaçao ludica na educacao infantil
  • Atividade Ludica na Educação Infantil
  • atividades ludicas na educação infantil
  • Atividades ludicas na educaçao infantil
  • Atividade Lúdica na educação infantil
  • Atividade Ludica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!