557639 Bete Tcc Final 0 11399

4903 palavras 20 páginas
O Lúdico e a Educação Infantil

LOPES, Elizabete Costa1
RU: 557639
Andrade, Rosimeire Machado2

RESUMO
O presente trabalho acadêmico teve o objetivo pesquisar a importância das atividades lúdicas, os jogos, as brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento, afetivo , social e cognitivo da criança na educação infantil. Por isso, foi empregado uma pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica.A criança preenche uma boa parte do seu tempo com brincadeiras.A importância dessa atividade para o desempenho infantil já foi muito discutido e o conhecimento de que há um desenvolvimento durante a brincadeira é consenso entre vários teóricos.Por meio de uma pesquisa baseados nos fundamentos de autores como Piaget,Vigotsky ,Kishimoto,Friedmann e outros, busca-se identificar que a utilização do lúdico ligado a atividade pedagógicas, pode modificar o aprender numa ação agradável que produz bons resultados.
Palavra chave: Lúdico. Educação Infantil. Criança.

1 – INTRODUÇÃO

O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida do ser humano.
É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade o alunos podera aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.
A infância é uma etapa importante para a criança, pois é nesta etapa que ela começa a apresentar suas fantasias , além de desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas.
Na infância a criança precisa adquirir habilidades e através da brincadeira que ela encontra vivências , liberdades.O brincar é um momento em que a criança aprende a todo instante, um momento em que ela se entrega por inteiro ao prazer surgindo um momento único de criação.
Para compreender o lúdico é fundamental entender o que é brincar, e por isso é importante definir palavras como jogo, brincadeira, propiciando assim aos

Relacionados