557639 Bete Tcc Final 0 11399

Páginas: 20 (4903 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
O Lúdico e a Educação Infantil

LOPES, Elizabete Costa1
RU: 557639
Andrade, Rosimeire Machado2

RESUMO
O presente trabalho acadêmico teve o objetivo pesquisar a importância das atividades lúdicas, os jogos, as brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento, afetivo , social e cognitivo da criança na educação infantil. Por isso, foi empregado uma pesquisa descritiva, exploratória ebibliográfica.A criança preenche uma boa parte do seu tempo com brincadeiras.A importância dessa atividade para o desempenho infantil já foi muito discutido e o conhecimento de que há um desenvolvimento durante a brincadeira é consenso entre vários teóricos.Por meio de uma pesquisa baseados nos fundamentos de autores como Piaget,Vigotsky ,Kishimoto,Friedmann e outros, busca-se identificar que a utilizaçãodo lúdico ligado a atividade pedagógicas, pode modificar o aprender numa ação agradável que produz bons resultados.
Palavra chave: Lúdico. Educação Infantil. Criança.

1 – INTRODUÇÃO

O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida do ser humano.
É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicasmetodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade o alunos podera aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.
A infância é uma etapa importante para a criança, pois é nesta etapa que ela começa a apresentar suas fantasias , além de desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas.
Na infância a criança precisaadquirir habilidades e através da brincadeira que ela encontra vivências , liberdades.O brincar é um momento em que a criança aprende a todo instante, um momento em que ela se entrega por inteiro ao prazer surgindo um momento único de criação.
Para compreender o lúdico é fundamental entender o que é brincar, e por isso é importante definir palavras como jogo, brincadeira, propiciando assim aosprofessores da educação Infantil trabalhar melhor as atividades lúdicas.
Segundo Kishimoto ano 2010 p.270 “Quando brinca a criança toma certa distância da vida cotidiana e entra no mundo imaginário”.
Por meio das brincadeiras, o mundo torna-se mais atrativo desse modo sendo valorizados pelos docentes como um grande instrumento no ensino-aprendizagem.
Para Piaget (Apud.KISHIMOTO, 2010 p.65):

Quandobrinca a criança assimila o mundo á sua maneira sem compromisso com a realidade pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.


O lúdico é o método que media o processo da construção de diferentes conhecimentos e aprendizagens da criança na educação infantil. Com a interação dos jogos e brincadeiras surge uma compreensão brincando,tornando-se dessa forma um recurso e um instrumento de grande importância no ensino aprendizado das crianças. Dessa forma o jogo e o brinquedo torna-se como um despertador na criança, onde desperta características como, reflexo, raciocínio, coordenação motora, comunicação, maneira de agir em diferentes situações, surgindo também , incertezas e as formas de resoluções para situações diferentes quepossam atrapalham o bem estar da criança no brincar.
Quando a criança brinca ganha vários potenciais para sua vida, pois desenvolve multiplicidade de personalidades ao integrar na brincadeira. Através das brincadeiras de faz de conta, a criança se torna vilões, pai, mãe, bruxas, médicos,transformando o seu imaginário a todo momento com os novos personagens.
Segundo Vigotsky (Apud, WAJSKOP, 2009,p.32).

É na brincadeira que a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. A criança vivencia uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que é na realidade. Para este pesquisador, o brinquedo fornece estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência da criança. A ação infantil na esfera imaginativa, em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC FINAL DOS FINAIS
  • TCC FINAL
  • tcc final
  • Tcc Final
  • Tcc final
  • Tcc final
  • Tcc Final
  • TCC Final

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!