Aula EBD Jvc

877 palavras 4 páginas
Curiosidades
A História dos Reis de Israel foi registrada a partir de uma perspectiva profética.
A consequência final do rompimento da aliança de Israel com Deus foi a perda de sua liberdade política e religiosa;
O período a ser analisado nesta oportunidade é considerado a era clássica da profecia, tendo em vista a abundância de ocorrências mediadas pelos arautos do Senhor.

Palavra Introdutória:
As Quedas de Israel e Judá
A causa da Divisão:
Roboão foi insensato e rejeitou o conselho dos anciões em favor das ideias de seus jovens amigos, que sedentos de poder, disseram-lhe para tornar a vida do povo do norte ainda mais dura e assim estabelecer sua autoridade como o rei. As tribos do norte se rebelaram imediatamente. Eles voltaram para as suas casas e e coroaram Jeroboão que não era descendente do Rei Davi, mais simplesmente um dos oficiais de Salomão seu Rei, assim como havia sido profetizado. 1 Reis 11.9-13
Roboão por sua vez queria usar a força de seu exército para fazer o norte se submeter, porém o profeta Semías o refreou com a palavra de Deus, evitando assim uma guerra civil.
A tolice de Roboão foi tão grande que o deixou apenas com duas das doze tribos.
O reino agora está dividido Israel ao norte e ao Sul, Judá
Israel 10 Tribos Judá e Benjamin Sul
Judá sobreviveu muito mais tempo do que Israel, e além disso, era muito mais estável, Enquanto Isarel teve vinte reis de várias dinastias em 210 anos( nenhum deles descendentes de Davi), Judá teve vinte reis, em 345 anos, de apenas uma dinastia ( todos eles descendentes de Davi).

1. REINO DO NORTE; DE PECA A OSEIAS
Quem foi Peca?
‘’ ele tem aberto”
Chegou ao trono por causa do assassinato do seu antecessor, Pecaías, 2 Rs 15.25
No reinado de Peca o livro de Reis documenta o declínio de Israel e aproximação do Juízo inevitável de Deus. Com uma sucessão de reis que que subiam ao trono por meio do crime e assassinato, observa-se a degeneração de uma nação que se recusava a voltar para o Senhor.
O Juízo

Relacionados

  • Desafios e perspectivas COPA 2014
    76768 palavras | 308 páginas
  • Aquarela Resort
    170694 palavras | 683 páginas