a sociedade dos poetas mortos resenha

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
RESENHA CRÍTICA

Obra: SOCIEDADE dos Poetas Mortos. Direção: Peter Weir. Produção: Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas. Silver Screen Partners IV, Touchstone Pictures. 1990, DVD, 128 min.

Resumo:

O filme se passa em 1959 majoritariamente na academia Welton, escola preparatória para jovens, que se sustentava em quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. De iníciojá se coloca que haverá um novo professor de literatura na escola, professor Keating, que também foi um ex-aluno. Logo nas primeiras aulas o novo professor expõe os alunos a fotos e histórias de ex-alunos já falecidos, mostrando que eles não são invencíveis como pensam quando jovens. Ainda os incita a arrancarem páginas de seus livros com ideias já pré-formuladas, o que já é um aviso de que asatividades do professor Keating se concentrarão em tentar tornar os jovens mais autônomos intelectualmente, livres para pensar por si só e para tentar aproveitar mais seus dias. Em outra aula, professor Keating propõe que os jovens subam nas mesas e vejam com outro ângulo a sala, saindo da posição de alunos submissos.
Alguns de seus alunos descobrem em um anuário antigo do professor Keating sobre aSociedade dos Poetas Mortos, e após perguntarem ao professor o que ela era, decidem organizá-la de novo, saindo para ler poesia na caverna indígena nessa mesma noite.
Em outro momento, o professor pede para que os jovens escrevam seu próprio poema e o declamem na sala. Um dos jovens, Todd Anderson, apesar de muito medo para se expressar consegue exteriorizar suas ideias e sentimentos, agregando asi mesmo mais autoconfiança, reduzindo o temor de o que pensa ser desprezível.
Em uma das reuniões da Sociedade dos Poetas Mortos, um dos jovens contou que publicou um artigo no jornal da academia Welton em nome da sociedade exigindo a admissão de garotas. Porém isso desencadeia uma busca por todos os alunos que integram a sociedade, objetivando-se a dissolução da organização.
Outro jovem,Neil Perry, decide participar de uma peça teatral, porém seu pai, que lhe ditava todas as regras, proíbe-o de aturar. Neil procura o professor Keating para conversar sobre a proibição de fazer o que realmente possuía vontade, e o professor o estimula a expressar seus desejos e sentimentos para seu pai. Isso apenas permitiu a atuação de Neil, porém com o desgosto paterno. Após assistir a peça, o paide Neil o busca e diz que irá tirá-lo da Academia Welton e colocá-lo no colégio militar, para se afastar das ideias de atuação e de autonomia. Neil, no entanto, suicida-se após essa conversa.
Então, começa-se a culpar o professor Keating pela morte de Neil e pela incitação de comportamentos subversivos, o que culmina em sua demissão. Passa-se ainda a se procurar pelos integrantes da Sociedadedos Poetas Mortos mais intensamente e com isso se dá a dissolução da Sociedade.
Assume, então, um professor substituto que retoma os métodos tradicionais de ensino, sem exercitar o pensamento autônomo. Alguns alunos, durante a saída de Keating, se despedem do professor subindo nas mesas, expondo o quão importante foi a presença dele para eles.

Crítica:

O filme se passa em 1959, portanto 55anos atrás, e dessa forma é incoerente realizar juízo de valor dos acontecimentos do filme, apesar de a cultura estadunidense ser semelhante à brasileira, pois ela muda também no tempo. Portanto, torna-se interessante compreender os motivos que originaram os desfechos do filme, ou os determinantes do contexto da academia Welton.
Os valores da escola, expressos nos quatro pilares, somados àsrígidas regras disciplinares criaram um ambiente fortemente coercitivo, em que os jovens eram obrigados tanto pela escola como pela imposição dos pais que os mantinham nela a cumprir o papel de melhor estudante possível, porém sem dar lugar para manifestações da personalidade individual. A academia Welton era um ambiente em que se inseriam nos jovens saberes inquestionáveis pelos estudantes, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha, sociedade dos poetas mortos
  • Resenha sociedade dos poetas mortos
  • Resenha sociedade dos poetas mortos
  • Resenha
  • Sociedade dos Poetas Mortos
  • Resenha
  • Sociedade dos poetas mortos
  • resenha sociedade dos poetas mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!