DESAFIO PROFISSIONAL - FAMÍLIA E SOCIEDADE & SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

1152 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
1. FAMÍLIAS: CONFIGURAÇÕES E REALIDADE SOCIAL........................................4
2. “MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR” NA PNAS...................................................5
3. CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4. REFERÊNCIAS........................................................................................................7

INTRODUÇÃO Este trabalho tem por base apresentar dois relatórios, um sobre o conceito de família e as mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre as relações familiares e outro para apontar a importância da família para a Política Nacional de Assistência Social a respeito da Matricialidade sociofamiliar. Em seguida, objetiva apresentar a pauta sobre a ação do assistente social no atendimento às demandas da família na sociedade contemporânea.

1. FAMÍLIAS: CONFIGURAÇÕES E REALIDADE SOCIAL

O texto conceitua a família como um lugar para início do desenvolvimento do ser humano desde seu nascimento até a vida adulta e também como o ambiente em que este ser irá se transformar no decorrer de sua existência.

A família é apresentada como uma organização fundamental, mas que passa por mudanças constantes na contemporaneidade, como, por exemplo, o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e como chefe de família, o controle da natalidade, as novas formas de atuação do homem e da mulher na vida familiar, a multiplicação das famílias monoparentais e o aumento das separações ou recasamentos. Estas mudanças são as mais frequentes, porém não são as únicas existentes.

Cada família tem uma configuração, história, cultura, classe social e outras

Relacionados