A socializacao

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
Vila Velha 2015

Niveis de Socialização
Trabalho da disciplina de sociologia






Nome: Milena Malaquias dos Santos 1V8
Sumario 1
Introdução. Pag.
O que é socialização ? 2

Desenvolvimento.
Asocialização apresenta niveis !!! 2
A socialização primária. 2
Desde a infância. 3
A socialização secundária. 3
Socialização e seu papel social. 3
Socialização e personalidade.3
A sociedade e a socialização inadequada. 4

Conclusão.
Oque eu entendi. 4

Bibliografia. 4





O que é socialização ?2
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integradonuma sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
A socialização implica naadaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).
Por socialização, escreve o sociólogo pernambucano Gilberto Freire (1900-1987) “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ouhomem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”

A socialização apresenta niveis !!!
Pode-se verificar nestes níveis desde indivíduos que respondem passivelmente à inculcação dos padrões da sociedade até aqueles que recorrentemente resistem à socialização, o que pode levar a padrões comportamentais chamados desviantes, ou seja, aquelespadrões comportamentais não esperados em uma determinada situação. Este caso é muito comum quando nos deparamos com grupos sociais que apresentam determinados comportamentos que desconhecemos, os punks, por exemplo. Quando isso ocorre, podemos aprender novos códigos de conduta ou resistir a aprendê-los, mantendo-nos em uma condição de desvio em relação ao padrão aceito.

A socialização primáriaA socialização primária é a socialização realizada na infância, na qual ocorre a inclusão do indivíduo na sociedade, ou seja, o ser humano torna-se membro. A interação que ocorre nesta fase se dá entre indivíduos envolvidos em relações com alto grau de emotividade.A criança a ser socializada recebe um conjunto de preceitos impostos no interior da família: a moral, os modos de comportamento, os hábitos familiares. Tudo isto que lhe é apresentado adquire uma objetividade, ou seja, se apresenta como uma verdade inquestionável, devido ao fato de a natureza da relação dos pais com os filhos pequenos ser de controle total dos pais sobre os filhos. Em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização
  • A socialização
  • Socialização
  • socialização
  • Socialização
  • Socialização
  • Socialização
  • socializaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!