fichamento poucos cap - felicidade paradoxal

Páginas: 3 (637 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
O modelo do neoconsumidor não é o individuo manipulado e hipnotizado, mas o individuo movel, o individuo-orbita zapeando as coisas na esperança, muitas vezes frustradas de zapear a propria vida. Emuma epoca de consumo emocional, o importante já não é tanto acumular coisas quanto intensificar o presente vivido. O hiperconsum, este tem a seu cargo rejuvenescer incessantemente o vivido pelaanimação de si e por expectativas novas; é o hedonismo dos começos perpetuos que alimenta o frenesi das compras.
O ato de consumo visa, na busca do novo, redinamizar o aqui e agora, exorcizar a erosão dotempo individual, reintensificar a duração. Se o universo do consumo é inseparavel da relação com as coisas, é paradoxalmente a preocupação com o tempo que lhe constitui agora a motivação sbterranea.Cap4
A ORGANIZAÇÃO PÓS-FORDISTA DA ECONOMIA
A sociedade de hiperconsumodesigna a terceira etapa historica do captalismode consumo. Esta não se caracteriza apenas por novas maneiras de se consumir, mastambém por novos modos de organização nas atividades economicas, novas maneiras de produzir e de vender, de comunicar-se e de distribuir.
Há uma reestruturação do sistema do capitalismo, iniciado nosec XX, um lado pela revolução das tecnicas da informação, de outro pela globalização dos mercados e a desregulamentação financeira.
A segmentação dos mercados, diferenciação extrema dos produtos edos serviços, politica de qualidade, aceleração do ritmo de lançamento dos produtos novos, preeminencia do marketing, umas tantas novas estrátegias que, chocando-se de frente com o modelo fordista deorganização da produção, favoreceram a emergencia de novos modelos de consumo.
A viragem que se produziu é considerável: de um mercado comandado pela oferta, passou-se a um mercado dominado pelaprocura.
De um lado a sociedade de hiperconsumo coincide com o trunfo da variedade e do "cliente-rei"; do outro, é contemporanea da unificação mundial dos mercados e das gamas de produtos atraves dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Felicidade Paradoxal. Cap 4
  • Fichamento: A felicidade paradoxal
  • Felicidade paradoxal
  • A Felicidade Paradoxal (em tópicos)
  • Resumo Felicidade Paradoxal
  • Gilles Lipovetsky A Felicidade Paradoxal 1
  • Fichamento Cap
  • Fichamento Cap

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!