a regiao norte do brasil

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A região norte do Brasil

A Região Norte possui extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45% da área total do Brasil.

No contexto das espécies de fauna presentes na Floresta Amazônica existem registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos.Guariba-de-mão-ruiva
Tucano-de-bico-preto
Arara-vermelha
Preguiça-de-três-dedos
Borboleta-azul
Uirapuru
Quati
Jaguar
Capivara
Tartaruga-da-amazônia
Sucuri
Jacaré-açu
Pequeno sapo



A Flora Amazônica ébastante rica, de acordo com alguns estudos esse bioma abriga cerca de 30 milhões de espécies vegetais, dentre esses as de maior destaque são a seringueira, castanheira, cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia: a vitória-régia.


No entanto, esses números apresentados não são totalmente definitivos, pois por falta de pesquisas, muitas espécies de vegetais e de animais ainda continuamdesconhecidas.

A população nortista soma 15.864.454 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 4,1 habitantes por quilometro quadrado; o crescimento demográfico é de 2,1% ao ano, considerada a maior média do país.

Um dos grandes problemas dos estados nortistas é o déficit de saneamento ambiental nas residências, fato que reflete diretamente nas taxas de mortalidade infantil, que,atualmente, é de 23,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, sendo a segunda maior média do país.
O povo da região norte tem muitas culturas e costumes, algumas delas são:
Círio de Nazaré e Boi-Bumbá
Por causa de questões religiosas ou por vaidade os populares indígenas usam acessórios e pinturas para celebrar as celebrações. As duas festas populares do Norte são: Festival de Parintins (boi-bumbá)em junho no Amazonas e Círio de Nazaré, no segundo domingo do mês de outubro com média de público fixada em dois milhões de pes

Festival de Parintins
O evento boi-bumbá está presente no Festival de Parintins. Dentro da arena se apresentam agremiações intituladas: Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho). O evento tem três noites de apresentações de costumes dos ribeirinhos, rituaisindígenas, aspectos regionais, alegorias de encenações.
Manifestação cultural marcante no norte do país está no carimbó, gênero musical com origem negra cuja dança é feita com pares que formam duas fileiras entre mulheres e homens. Quando a música começa o público masculino se direciona ao feminino batendo palmas e formando os pares. As duplas giram entre si.


Congada: Dança do Norte
Tambémchamada de Congo, consiste em manifestação de cultura africana com forte influência ibérica. Não se pode ignorar o fato de que a dança era conhecida na capital de Portugal, Lisboa, entre os anos de 1840 e 1850.
Na atualidade se encontra amplo poder popular na região nortista. Dança celebrada em principal durante épocas natalinas, nas festas de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Cavalhadasem Taguatinga: Tocantins
No sul de Tocantins, na região de Taguatinga, as Cavalhadas são realizadas desde o ano de 1937 para homenagear Nossa Senhora do Abadia. Acontecem nos dias 12 e 13 de agosto.
No começo do ritual aconteça a benção que o sacerdote concede aos cavalheiros. Eles demonstram as lanças usadas no treino para batalha, simbolizando que estão preparados para travar a luta em nomede fé católica e do imperador.




Divino e Jerusalém do Amazônia
A Festa do Divino também possui origem do colonialismo português, evento festeja na região de Rondônia que reúne público em massa entre os meses de abril e junho. Espetáculo com repercussão positiva dentro de fora do país.
Jerusalém da Amazônia representa segunda grande cidade cenográfica no globo terrestre, local no qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Região Norte do Brasil
  • REGIÃO NORTE DO BRASIL
  • Regiao norte do brasil
  • Cultura Região Norte do Brasil
  • Região Norte do Brasil
  • Região Norte do Brasil.
  • regiao norte do Brasil
  • REGIÃO NORTE DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!