A Queda da Casa de Usher

Páginas: 13 (3144 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=cYWnY6lmjZ0

A queda da casa de Usher é um conto do escritor inglês Edgard Allan Poe. Trata-se de uma narrativa perturbadora como todos os contos do autor. O conto investiga as profundezas escuras do subconsciente e rastreia os terrores ocultos da alma humana. Nunca antes (e poucas vezes depois) um escritor capturou tão completamente a melancolia, o tormento ea paixão corporificada num decadente estado mental.
Toda a narrativa é construída tendo-se em mente o medo e, então, a forma escolhida foi uma novela fantástica, em que o estranho será o elemento provocador do efeito. O terror será tanto maior, quanto maior o espanto causado pelo estranho. Tendo como arcabouço os passos descritos pelo teórico Poe, verifica-se suas considerações na composiçãodesta sua novela.
O ambiente, o cenário escolhido se enquadra ao tom da narrativa – um tom de tristeza e de melancolia. O ambiente tem ser melancólico, frio; logo, a estação em que se passam os acontecimentos só poderia ser o outono ou o inverno (a primavera e o verão estão fora de cogitação). Mas é no outono em que as folhas caem, que toda a paisagem fica nua, triste. É esse o tempo. O clima épesado, as nuvens e os céus, que poderiam inspirar dois amantes, aqui são sombrios, escuros, opressores. Tem-se, então, um cenário propício a despertar a tristeza em qualquer indivíduo.


Enfim, todos os fatos, nomes e acontecimentos são meticulosamente pensados para se obter os resultados desejados, pressupostos para a elaboração da narrativa – vale relembrar, o efeito de terror e medo causado peloestranho, através de um tom de tristeza e melancolia.
O conto é narrado em primeira pessoa por um personagem cujo nome não é revelado. Narra seus dias na casa do amigo Roderick Usher, que padece de uma doença; este, sabendo do próprio fim, chama-o para seu convívio.
A queda da casa de Usher anuncia, de certo modo, no próprio título, qual será o desfecho da história, ou seja, a destruição dacasa. Observe a seguinte passagem:


Durante um dia inteiro de outono, escuro, sombrio, silencioso, em que as nuvens pairavam, baixas e opressoras (...) finalmente me encontrei diante da melancólica Casa de Usher. (Poe, 1981, p.7).
A estação em que a história se passa – outono – pode ser compreendida como uma metáfora da queda – palavra exposta no título do conto – , já que o período outonal é aépoca em que as folhas das árvores caem ao chão. Isso indica, também, uma mudança; porém, no contexto da história, tal mudança guarda um sentido negativo, pois o outono marca o declínio, a decadência. E, como se sabe, a casa de Usher passará por várias mudanças, até chegar ao declínio e à queda total.
É válido notar que, desde o começo, o narrador procura inserir o leitor numa atmosfera fria edepressiva, marcada por um certo mistério e por um mal-estar generalizado. Ao observar a casa de Usher do lado externo, o narrador descreve o que sente:
Era uma sensação de alguma coisa gelada, um abatimento, um aperto no coração, uma aridez irremediável de pensamento que nenhum estímulo da imaginação poderia elevar ao sublime. (Poe, 1981, p.7).
Vê-se que o narrador já coloca de início que,encontrando-se em frente à Casa de Usher, ele foi invadido de uma “insuportável tristeza” provocada pelas “imagens naturais mais severas da desolação e do terrível”. Logo mais, essa sensação será acentuada: a consciência da superstição (assim diz Poe) potencializou aquela sensação, o sentimento de terror. Roderick Usher, o anfitrião do narrador, também revela seu terror.
Pode-se afirmar que as sensaçõesexperimentadas pelo narrador são preparatórias para algo que irá acontecer mais tarde. O leitor vai sendo, aos poucos, exposto ao clima reinante e à atmosfera do conto. São sensações que despertam os sentidos do amigo visitante de Roderick Usher para algo de estranho e inexplicável, como se ele já estivesse prevendo que alguma coisa fora do comum iria ocorrer. Convém ressaltar a seguinte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Queda da Casa De Usher
  • A queda da casa de Usher
  • queda da casa de usher roteiro
  • A queda da casa de usher
  • A queda da casa usher
  • Resumo-A Queda Da Casa De Usher
  • Analise comparada entre os contos solfieri e a queda da casa de usher
  • Analise filmológica do filme "a queda da casa usher"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!