Queda da Casa De Usher

Páginas: 9 (2150 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014
''A Queda da Casa de Usher''
de Edgar Allan Poe



Aldemar Wilson Dias
Nº 25895































Índice


Introdução 3

Resumo do conto4

Características Especificas do Conto 5

Personagens 5
Temáticas Tratadas 6
Simbolismo 6

Conclusão 7

Bibliografia 82

Introdução

Este trabalho tem como objectivo fazer uma analise ao conto ''A Queda da Casa de Usher'' do autor Americano Edgar Allan Poe, escrito em 1839.

Este conto, escrito na primeira pessoa, é um dos mais conhecidos de Poe e um exemplo perfeito de toda a sua mestria no que toca à escrita sobre o que é misterioso e macabro para os leitores comuns. É uma historia de terror góticoque trata dos mais assombrosos temas, deixando o leitor agarrado e intrigado por um enredo bem estruturado e muito surpreendente. Edgar Allan Poe, um perito na narrativa breve, é até hoje considerado um dos percursores do género da ficção cientifica na literatura. As suas obras e contos tiveram e ainda hoje têm uma grande influencia, tanto nos Estados Unidos da América como na Europa e no restodo Mundo, servindo como inspiração para muitos outros autores posteriores.

Tal como em outros contos de Poe, ''A Queda da Casa de Usher'' faz uma ligação profunda entre a vida e a morte.

Tendo como cenário um período de Outono, no século XIX, este conto retrata os aspectos mais sombrios da vida de um ser humano, assim que chega a uma determinada idade, sem qualquer tipo de contacto com omundo exterior. É um conto repleto de simbolismo e mensagens subliminares que podem não ser perceptíveis à primeira vista.

Neste trabalho, será feita a análise a aspectos concretos do conto. Em primeiro lugar, será feito o resumo do conto. Posteriormente, analisaremos de forma mais detalhada as características que tornam este conto tão especial, como a relação entre as personagens, os muitos temastratados e outras curiosidades do conto.

Espero, com esta analise, poder ajudar a compreender melhor ''A Queda da Casa de Usher'' assim como o seu autor, e quais eram as suas pretensões com este conto.





















3
Resumo

O enredo começa na manha de um dia cinzento de Outono.

Depois de receber uma carta do seu amigo de longa data RoderickUsher, procedente de um lugar distante e suplicando por uma visita, o narrador (cujo nome não é revelado) dirige-se a cavalo para a casa deste.

A casa de Usher é uma mansão que se impõe de forma veemente na paisagem. É um edifício incolor, com paredes cobertas de fungos, mas com uma estrutura estável, apesar de tudo.

Já dentro da casa de Usher, o narrador caminha pelos corredores de estilogótico, e depois pelas escadas do edifício, onde conhece o médico da família, um dos muitos que já tentou curar Usher. Por fim, entra na câmara onde Roderick Usher o espera, deitado num sofá. Cumprimentam-se efusivamente.

Roderick Usher é um homem muito doente e a visita do narrador ganha uma vertente terapêutica. Apresenta sintomas de hipócondría e ansiedade aguda para além de outras doenças maisgraves. Roderick Usher tem uma irmã gémea, Madeleine, e também esta, sofre de doenças graves e até mortais.

O narrador tenta então animar o seu amigo lendo com ele, ouvindo as suas musicas tocadas na guitarra, e conversando sobre os mais variados temas.

Usher tornou-se num homem pálido e com uma aparência muito diferente em relação à ultima vez em que se tinham encontrado. A sua voz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A queda da casa de Usher
  • A Queda da Casa de Usher
  • queda da casa de usher roteiro
  • A queda da casa de usher
  • A queda da casa usher
  • Resumo-A Queda Da Casa De Usher
  • Analise comparada entre os contos solfieri e a queda da casa de usher
  • Analise filmológica do filme "a queda da casa usher"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!