A politica como espetaculo

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O PÚBLICO E O PRIVADO NA AGENDA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Autor: Luiz Fernando Dourado
O texto do autor Luiz Fernando Dourado faz um analise da educação na esfera publica e da privada no Brasil.Dourado começa o texto falando das origens dessas duas categorias passando pela origem romana e cita a diferenciação do que é comum a todos os cidadãos e o que é particular a cada individuo. Desse modo,ao situar o embate entre publico e privado, é necessário ressaltar que seus desdobramentos efetivos se vinculam a determinações estruturais de uma dada realidade.
Ao longo da historia essa disputaentre a educação publica e privada vem sofrendo alterações significativas em decorrência de não ter feito uma delimitação clara de até aonde vai o papel de cada um, ou seja, o papel da esfera publica eda privada. Devido ao não traçamento desses limites, houve uma privatização da educação no Brasil, isto é, o Estado delegou ao setor privado o papel de representação do público, acarretando aprivatização da esfera pública.
Após a década de 30, ocorre uma tendência de privatização da esfera pública, favorecendo de preferencia os interesses privados e não os públicos. Na área da educação há umredesenhamento nessa disputa entre publico e privado e acontece novas discursões que vão além do publico (estatal) e do privado (individual). Pode-se afirmar que no Brasil, que após a década de trintavai se constituir um sistema de ensino publico.
As décadas de 40 e 50 com a Constituição de 1946 e caracterizada pelo espirito liberal e democrático, sendo assim, os privatistas se contrapõe aosdefensores da educação publica com o argumento de princípios de liberdade de ensino das famílias e na escolha da modalidade da escola de seus filhos.
A década de 60 é marcada pelo regime militar e esseperíodo configura-se de maneira mais clara a privatização do público a respeito às praticas educacionais. Dessa forma, os defensores do ensino público e gratuito vão sendo substituídos pela aliança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rubim Antonio Espetaculo Politica
  • retórica e espetáculo na política
  • A ARQUITETURA DO ESPETÁCULO: MARKETING, POLÍTICA E O EFEITO VISUAL
  • A Sociedade Do Espetaculo
  • a sociedade do espetáculo
  • reinvencao do espetaculo
  • Jornalismo do espetáculo
  • A civilização do espetaculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!