a pedagogia de Rousseau

Páginas: 7 (1533 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
A pedagogia de Rousseau.

O filosofo Jean Rousseau (1712-1778), natural de Genebra, na Suíça, abandonou a sua terra natal aos 16 anos.Levou uma vida conturbada, andando por diversos lugares,ora por espírito de aventura,ora devido as perseguições religiosas.Em Paris,onde passou a residir,conviveu com os enciclopedistas,tornando-se muito amigo de Diderot.Divergia dos demais em muitos pontos eteve inúmeras desavenças com Voltaire,que não lhe poupou severas criticas.
Rousseau ocupa lugar de destaque na filosofia política suas obras antecipam o ideário da Revolução Francesa,além produzir uma teoria da educação que não ficou restrita apenas no século XVII:seu pensamento constituiu um marco na pedagogia contemporânea.
A concepção política de Rousseau.

A concepção política de Rousseaufoi menos elitista que a de Locke, por conta da diferente noção de soberania. Para Rousseau,o cidadão não escolhe representantes a quem delegar o poder como defendia Locke e a tradição liberal,porque para ele só o povo é soberano.
Rousseau critica o regime representativo e defende a pois toda lei não ratificada pelo povo é nula.
Segundo a teoria de Rousseau,a vontade geral de não se confundecom a vontade da maioria,como o senso comum poderia pensar,porque as decisões não resultam da somatória das vontades individuais,mais expressam o interesse comum,isto é,o interesse de todos, como participantes da comunidade.
O cidadão, ativo e soberano,capaz de autonomia e liberdade, é ao mesmo tempo um súdito,porque se submete á lei que ele próprio ajudou a erigir.
Naturalismo e educaçãoCostuma-se dizer que provocou uma revolução copernicana na pedagogia:assim como Copérnico inverteu o modelo astronômico, retirando a Terra do centro,Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor:Mais que isso resaltou a especificidade da criança, que não deveria ser encarada como um adulto em miniatura".
Sua obra Emilio relata de forma romanceada a educação de umjovem,acompanhado por um preceptor ideal e afastado da sociedade corruptora.
Ao fazer a critica do regime feudal e dos costumes de aristocracia,Rousseau preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais.
Como amante da natureza,Rousseau quer retomar o contato com os animais,plantas e fenômenos físicos dos quais o individuo urbano frequentemente de distancia:''As coisas! ascoisas! Nunca repetirei bastante que ás palavras''.
Desse modo,valoriza a experiência,a educação ativa voltada para a vida,para a ação,cujo principal motor é a curiosidade.Rousseau teme a educação que põe a criança em contato assim enquanto nada de estranho a altere.(...)
Rousseau não dava muito valor ao conhecimento transmitido e queria que a criança aprendesse a pensar,não como um processo quevem de fora para dentro,ao contrario,como como desenvolvimento interno e natural.
O preceptor: a dialética ''liberdade e obediência''.
É delicada a função do professor na pedagogia rousseauniana.Se não deve impor o saber criança,tampouco pode deixa-la no puro espontaneismo.
vontade geral,também a criança descobrira por si própria as leis das coisas e das relações interpessoais.
Por exemplose Emilio quebra a vidraça, deixam-no dormir sobre o vento.Se a quebra de novo é colocado em um quarto se janelas:''Dize-lhe secamente,mais sem raiva:as janelas são minhas;foram colocadas por meus cuidados;quero garanti- las''.
Assim, Emilio vê-se diante dos atos de suas consequências.De pose da verdadeira razão só então poderá observar as pessoas e suas paixões e também iniciar a instruçãoreligiosa,porque falar precisamente de Deus com a criança apenas se lhe ensina a idolatria.Rousseau defende a religião natural,como a do deismo iluminista,e por isso foi ameaçada de prisão,precisando sair de Paris para refugiar na Suíça.
Avaliando as criticas a Rousseau.
Não resta duvida quanto ao caráter inovador das ideias de Rousseau,porém muitos não lhe poupam criticas ou algumas reservas pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pedagogia de Rousseau
  • A pedagogia de rousseau
  • Rousseau e a pedagogia
  • Rousseau idéias enriquecedoras para a pedagogia
  • Rousseau vs kant
  • resenha a pedagogia politica de rousseau: formação pela experiência livre e pela autoriade da vontade geral
  • Rousseau
  • Rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!