547896321

332 palavras 2 páginas
ATIVIDADE DE ADAPTAÇÃO , INFANTIL 5
Iniciamos o ano letivo procuramos fazer da sala de aula um ambiente agradável no acolhimento, foi com prazer e alegria que a equipe Tarsila do Amaral apresentou uma peça teatral (Dona Baratinha) dando boas vindas aos alunos e familiares, onde possibilitou a formação de novos vínculos afetivos. Estes vínculos são importantíssimos na integração da criança ao meio e do autoconhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Procurando conhecer melhor cada criança, fiz desse nosso primeiro contato nas duas primeiras semanas, momentos de acolhimento e atividades mais lúdicas e dinâmicas para até mesmo propiciar uma adaptação com a professora e uma integração mais espontânea e afetuosa. Comecei observar e a fazer o diagnóstico, ou seja, a sondagem dos niveis de hipóteses da turma. Apos este levantamento as crianças desenvolveram atividades lúdicas para conhecimento dos colegas e da propria escola bem como o conhecimento dos profissionais que trabalhariam com elas durante todo ano.Os combinados foram feito com o grupo onde cada criança pode expor suas opiniões para uma boa convivência e as consequências caso estes combinados não fossem cumpridos por algum coleguinha.Teve tambem os cantinhos diversificados de: arte, massinha, casinha,leitura e de salão de beleza; atividades de movimento e dinâmicas para aprendizagem do nome.
Foi notificada que algumas crianças são bastantes espontâneas em relatar acontecimentos do dia a dia vividos com a familia.
Nestes primeiros dias algumas crianças estranharam o ambiente escolar querendo voltar com seus familiares para casa ou manifestando a sua insatisfação com choro constante.
Apesar de ser uma turma de crianças que a maioria já haviam frequentado uma institição de ensino, a sua adaptação rapida até mesmo daquelas crianças que manifestaram choro.Em fim, espero desenvolver um bom trabalho com estes pequenos e aprender muito com a particularidade de cada um.

Relacionados