A Origem Da Vida

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015

A origem da vida

No geral não existe um conceito universal para a origem da vida Por que uma definição como algo que nasce, cresce, se reproduz e morre, não é
suficiente para caracterizar a vida? Simplesmente porque existem diversos fenômenos
naturais que satisfariam a essa definição.
A origem da vida, há muito tempo acreditava-se quetodos os seres vivos surgiam por abiogênese, ou seja: a partir da matéria bruta. Essa teoria, chamada de abiogênese, possuía muitos adeptos, como Aristóteles, mas deixou de ser aceita em meados do século 19, graças a experimentos como o de Redi, Joblot, Neddham, Spallanzani e Pasteur.

Com a derrubada da abiogênese, surgiram duas novas explicações para o surgimento da vida em nosso planeta, sendoque, para muitos cientistas, elas se complementam. Uma delas, chamada de Teoria da Panspermia Cósmica, diz que a vida teve origem a partir de seres vivos e/ou substâncias precursoras da vida, oriundos de outras regiões do universo. A outra é a Teoria da Evolução Química ou Molecular, que postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem amoléculas orgânicas e, depois, às primeiras e mais simples formas de vida.

Atualmente, a hipótese melhor aceita é a de que os primeiros seres vivos eram autotróficos e não heterotróficos. Isso porque, para diversos estudiosos, não havia moléculas orgânicas em quantidade suficiente para que os primeiros seres vivos tivessem condições de sobreviver até que surgisse a autotrofia. Assim, estes seriamquimiolotoautotróficos, tal como algumas archeas, retirando seu alimento a partir da energia liberada em reações químicas entre compostos inorgânicos. Hoje, acredita-se que todos os seres vivos surgiram por meio de processos evolutivos, a partir de espécies preexistentes, e continuam sujeitos a transformações. 



Evolução e vida

A evolução é o processo de mudança dos organismos através do tempo,fazendo
que os organismos atuais sejam diferentes dos iniciais. A evolução biológica é um fato surpreendente e inesperado quando temos em mente que o código genético trabalha para fazer uma cópia exata de si mesmo. A idéia de evolução é pregada pelos criacionistas, segundo os quais a natureza segueum plano inteligente. Eles a aplicam não só para a evolução biológica, mas também para todos os fenômenos naturais. Ela se traduz simplesmente na crença de que as forças naturais não seriam capazes de criar “ordem” e “beleza” se não forem guiadas por uma inteligência exterior à própria matéria.
A árvore universal da vida
 Árvore da Vida, é uma representação gráfica, em forma de uma árvore, dasrelações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum. Em uma árvore filogenética, cada nodo com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica". Nodos internos geralmente são chamados de"unidades taxonômicas hipotéticas".
A formação da árvore da vida parece não ter sido tão simples e linear
como aqui apresentada. Nos eucariotos, as mitocôndrias
e os cloroplastos parecem ter se originado de bactérias que invadiram o interior de células se instalando numa associação simbiôntica.Da mesma forma, organismos primitivos podem ter se associado “horizontalmente” trocando material genético.Assim, em vez de um
único tronco, a árvore filogenética pode ter se originado de diversos troncos separados, que acabaram se unindo em três grandes ramos, que depois se subdividiram em ramos secundários.



Apesar disso, vamos continuar a falar do ancestral comum, independentemente de ele ter aparecido como um único tipo de organismo ou de ter sido o resultado de uma aglutinação de linhagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • origem da vida
  • Origem Da Vida
  • Origem da vida
  • A origem da vida
  • Origens da vida
  • Origem da vida
  • Origem da vida
  • a origem da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!