16 A transi o do s culo XVIII para o XIX

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015
Neoclassicismo
Neoclassicismo ou Academicismo – expressão de valores de uma nova e fortalecida burguesia. Retomada dos princípios da arte greco-romana como conceitos básicos para o ensino das artesnas academias.
Imitação das formas criadas pelos artistas clássicos gregos e renascentistas italianos. Estudo aprofundado de suas convenções e técnicas.
Pintura
Inspirada principalmente na esculturaclássica grega e na pintura renascentista italiana. Jacques-Louis David - pintor da Revolução Francesa, oficialmente pintor do Império de Napoleão. Ingress – pupilo de David manteve o estilo mesmoapós o surgimento de outros estilos.
Romantismo
Ao contrário da arte neoclássica, o romantismo procurava se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.Valorização dos sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística. Sentimento do presente, o nacionalismo e a valorização da natureza marcaram esse período.
A pintura românticaaproximava-se das formas barrocas. Recuperação do dinamismo e do realismo negados pelo neoclássico. Características do barroco: composição na diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo, a valorização da cor edos contrastes dando dramaticidade.
A natureza é evidenciada com o mesmo dinamismo das emoções humanas.
Temas históricos como gênero definitivo. Goya alternou com retratos de personalidades da corte,com os horrores da guerra, monstros.
Delacroix com temas que misturam realidade, mistério e exotismo. Movimento e agitação.
Paisagismo da Inglaterra também marcou o período, com realismo e recriandoas contínuas modificações das cores da natureza pela luz do sol. Ambiente atmosférico. Turner foi além, estudando a luz que a natureza reflete.
Constable, ao contrário de Turner, retratava a naturezade forma serena, ligadas aos lugares onde nasceu e foi criado. Utilizava os mesmos requisitos, como luz refletida, vivacidade, dando mais luminosidade e serenidade à paisagem observada.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEBATES SOBRE EST TICA ENTRE OS S CULOS XVIII E XIX
  • IMPERIALISMO NO S CULO XIX
  • Imperialismo no s culo XIX
  • No s culo XIX historias
  • O cinema no Brasil no s culo XVIII
  • A EUROPA NOS S CULOS XVII E XVIII
  • A Carta De Lei Do S Culo XVIII
  • o mito da caverna no s culo XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!