A minera o come ou efetivamente por volta do s culo XVII

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
A mineração começou efetivamente por volta do século XVII, após o declínio do ciclo do açúcar brasileiro, dando início ao conhecido "ciclo do ouro". Iniciando-se assim o processo de interiorizaçãodo Brasil liderados por bandeirantes que tinham por objetivo explorar o interior, apresar indígenas, ir em busca de minas e defender as áreas de produção açucareira contra invasões estrangeiras. Issodespertou o interesse por parte de todos de vir pro interior, vinha pessoas de Portugal e de diversas partes da colônia trazendo escravos para trabalhar nas minas, o que desencadeou uma superlotação eo surgimento das primeiras cidades.
No início os campos garimpeiros eram precários e houve o surgimento de um problema grave, a fome, pois pouco se plantava, e o que abastecia as minas vinha de longee era muito caro. Com o passar do tempo esse problema da fome começou a ser sanado com o aumento das atividades em roças e diversificação também das atividades econômicas, havendo a fabricação dealimentos característicos daqui como, por exemplo, o queijo.
A origem do queijo é desconhecida, porém ele existe há muito tempo, segundo um registro caldeus egípcios e depois gregos e romanos o usavampara alimentar atletas e soldados. O queijo brasileiro surgiu na região do Serro Frio MG quando portugueses buscavam por um alimento que parecesse com o do Serra, que tinha com frequência em Portugal,porém foi usado o leite de vaca e não o leite de cabra, nascendo assim o queijo Minas.
O queijo não foi o surgimento de uma nova economia nem o resultado de processos econômicos já terminados, e sim, umelemento essencial de uma cultura econômica, que viera dês da colonização até os dias de hoje.
Existem vários documentos que provam a existência da comercialização e da produção do queijo dês doséculo XVII, essa documentação enfatiza a resistência do queijo na dieta de quem vivia e vive em Minas Gerais, portanto o queijo foi e é um alimento consumido por gosto e necessidade, sendo produzido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1No S Culo XVII
  • Os Moralistas Do S Culo XVII Cap
  • A EUROPA NOS S CULOS XVII E XVIII
  • Portugal E Brasil No S Culo XVII
  • O S Culo XVII Foi Aquele Que Realizou A Partilha Entre A Raz O E A Desraz O
  • RESUMO Modernidade S Culos XVII E XVIII
  • O A Car E A Escravid O No Caribe Nos S Culos XVII E XVIII
  • A Arte Barroca Nasceu No In Cio Do S Culo XVII 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!