A Mata Atl Ntica O Segundo Bioma Mais Amea Ado Do Planeta

297 palavras 2 páginas
A mata atlântica é o segundo bioma mais ameaçado do planeta. No Espírito Santo, restam apenas cerca de 7% da vegetação nativa. O Estado perdeu 1,19% de sua cobertura vegetal natural entre 1995 a 2000, e a devastação continua intensa.

No ano passado foram constatados por sobrevôos 944 pontos de degradação na vegetação nativa no Espírito Santo. Na prática, estes pontos se desdobraram em 1069 pontos de degradação depois de feitas as análises terrestres. De 2004 para 2005, os pontos de degradação praticamente dobraram.

Lideram as agressões à mata atlântica as atividades geradas por mineração e desmatamentos. As queimadas, lixões, barragens e extrações de areia também foram responsáveis pela degradação encontrada na mata atlântica do Estado no ano passado.

Linhares. A população urbana de Linhares tem o privilégio de ter como vizinhos muito próximos animais como o macaco-barbado, tamanduá, pica-pau, veado, jacutinga, entre outros. Eles vivem na Floresta Nacional de Goytacazes, que com seus 1,3 mil hectares se destaca como a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira em extensão do Brasil. Maiores do que ela apenas a Serra da Cantareira, no Estado de São Paulo, que tem 7,9 mil hectares, e a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 3,2 mil hectares. A unidade capixaba, entretanto, leva vantagem em pelo menos dois aspectos: enquanto a reserva carioca, que é cercada por favelas, já passou por um processo de reflorestamento, Goytacazes mantém a mata original. Além disso o acesso também é bem mais fácil. O território ocupado pela floresta linharense é separado da área urbana apenas pelo Rio Doce.

A Floresta Nacional de Goytacazes foi criada pelo presidente Lula em novembro de 2002. Trata-se de uma unidade de uso sustentável, ou seja, em que a visitação pública é permitida e incentivada.

Relacionados