A literaturaem sala de aula

2393 palavras 10 páginas
A LITERATURA EM SALA DE AULA

Álvares de Azevedo-jovem poeta e gênio
Elisiane Pereira Leonel
Faculdade Uniasselvi-Letras português

Resumo
O jovem é um ser em constante transformação, e essa transformação se da também com aquisição de novos saberes é dever de o professor facilitar essa aquisição utilizando para isso tudo que tiver disponível, e claro que não prejudique o aluno. Para isso a literatura constitui uma ferramenta incrível e abrangente que não esta sendo usada da maneira correta, se assim não fosse conseguiríamos fazer com que nossos jovens em não apenas engolidores de informação como estão agora, mas em seres críticos capazes de modificar o espaço em que vivem. Para alcançarmos esse objetivo um ótimo autor que pode com grande êxito ser tema de estudos é Álvares de Azevedo, um jovem poeta, que só por esse fato já despertaria a empatia dos nossos alunos. Ele marcou toda uma geração e suas poesias e sua maneira impar de escrever servem como base ideal para trazer a luz esse espírito transformador.

Palavra chave: literatura; conhecimento; Álvares de Azevedo

Introdução

O dever do professor entre outros é ajudar o aluno a se tonar um cidadão crítico, capaz de enxergar o mundo de maneira consciente e analítica para poder enfim transforma-lo. Isso não é tarefa fácil é preciso um esforço conjunto de toda a comunidade escolar bem como da família do educando.
Nessa busca por uma criticidade nos nossos alunos cabe a nós docentes encontrar novas formas de passar conhecimento a essas criaturas que estão em constante mudança, tem fortes paixões e costumam satisfaze-la de maneira muitas vezes indiscriminada. E neste contesto temos uma grande arma que nos tornará mais capazes de usarmos toda essa paixão para a busca pelo saber ainda pouco explorara a literatura. Nesse trabalho abordaremos o tema da literatura em sala de aula sua importância e a forma como nós que somos responsáveis por iluminar o caminho que será trilhado pelos

Relacionados