A inclusao dos alunos com sindrome de down nas aulas de educacao fisica

Páginas: 11 (2587 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013

CURSO DE EDUÇÃO FÍSICA

ACADÊMICOS: GABRIELLY REDEZ E KARINA SILVA




A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA





CUIABA-MT
2013/2
ACADÊMICOS: GABRIELLY REDEZ E KARINA SILVA




A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA




Artigo Cientifico apresentado ao curso de educação física da Faculdade AUM comoparte obrigatória para a Iniciação Cientifica Semestral.
Orientador: Prof. Rosemary de Oliveira



CUIABA-MT
2013/2
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

* Gabrielly Redez e Karina Silvai
** Profª Rosemary de Oliveira
RESUMO
A partir de pesquisas e estudos, de como receber e acolher de forma adequada as pessoas com algum tipo de deficiência nos meiosescolares. Neste sentido o interesse do estudo sobre pessoas com síndrome de down, se deu devido ao aumento significativo de crianças com alguma deficiência para estar freqüentando as aulas de educação física, fato que acabou tornando o tema inclusão um assunto muito discutido em nossa sociedade. O objetivo desta pesquisa e saber a importância da educação física para crianças com síndrome de down, ajustificativa do grupo para este demasiado tema foi pelo fato de termos ido observar as aulas de educação física e vivenciar atividades culturais com os mesmos. Com isso, conclui – se que o processo inclusivo é algo possível e viável para acontecer no ambiente escolar, desde que a escola trabalhe de forma critica e reflexiva com todos inseridos no processo.

Palavras- chave: Síndrome de Down.Inclusão. Educação Física








1. INTRODUÇÃO
Atualmente ouvimos falar muito sobre a inclusão onde é um tema que esta gerando muitos debates. A idéia de educação física inclusiva coloca-se em evidência mundial, a fragilidade na educação, mas ao mesmo tempo, são impostas mudanças para favorecer a educação a todos em classe regular, respeitando as diferenças e necessidades, principalmenteao dos alunos com deficiência.
Segundo Stainback (1999) inclusão não é uma ação ou um conjunto de ações, a inclusão é uma atitude, uma convicção. Inclusão é um modo de vida, um modo de viver juntos fundados na convicção de que cada individuo é estimado e pertence a um grupo. Inclusão é uma consciência da comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co – responsabilização para obviar asnecessidades dos outros.
Por muitos anos a síndrome de down foi reconhecida é associada a doenças que geram o retardo mental. Há tempos atrás nada se conhecia sobre estes problema genética, e as pessoas com síndrome do down eram vítima de muitos preconceitos, deixadas de lado, isoladas da sociedade e isenta de direitos. Após as primeiras descrições da síndrome, muitos pesquisadores se interessam poreste estudo e contribuíram para o enriquecimento da produção de conhecimento sobre o caso. E assim, foi constatado que as pessoas com síndrome de down mantém um nível crescente de desenvolvimento, mesmo que inferior ao desenvolvimento das pessoas sem a síndrome. Com estas descobertas, indivíduos com deficiência e seus familiares começaram a lutar para conquistar seus direitos legais na constituição.Pessoas com Síndrome de Down se encontram no quadro de alunos com deficiência intelectual, tendo então, necessidades educacionais especiais.
Moraes (2007) aponta que estes indivíduos possuem uma deficiência mental que varia de leve a moderada, com uma capacidade cognitiva menor que a media. Estes indivíduos são dotados de características físicas, sensoriais e intelectuais.
Nas aulas de educaçãofísica o professor tem que sempre se atentar para as inclusões na hora da aula, principalmente com os alunos com deficiência, pois as suas atitudes podem gerar atitudes preconceituosas de alunos sem a deficiência.
2. Desenvolvimento
2.1 Síndrome de Down
A Síndrome de Down é causada por uma anomalia genética que pode ocorrer no ovulo, no espermatozóide ou após a união dos dois (ovo),existindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de alunos com Síndrome de down na educação Infantil
  • Inclusão de alunos com Síndrome de Down
  • Inclusão do sindrome de down na educação
  • A inclusão na educação da criança com síndrome de down
  • Os desafios da educação especial e a importância da inclusão dos portadores da síndrome de down nas aulas de...
  • A inclusão do aluno com síndrome de down em classes sociais
  • A brincadeira e a recreação como mediadoras nas aulas de educação fisica com crianças portadoras da sindrome de down
  • Inclusão de Crianças portadoras da Síndrome de Down na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!