A inclusão escolar da criança com autismo

Páginas: 20 (4919 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO

RESUMO: A análise das políticas e práticas que transcorrem os processos de integração e inclusão de pessoas com necessidades especiais exigem a realização de uma tarefa hercúlea destinada a desafiar a ordem social e provocar mudanças. Talvez abordar o tema da inclusão escolar nos dias atuais, represente mais a expressão de um anseio de que pessoasportadoras de quaisquer deficiências possam estar em escolas regulares, que a revelação de uma ideia clara acerca de ações que indiquem como, de fato, a inclusão deverá ser implantada de modo efetivo. O artigo faz uma abordagem da problemática da inclusão dos alunos com autismo, na escola regular. Ainda que as leis atuais defendam este modelo educacional como prioritário e/ou até mesmo comoobrigatório, é possível verificar que os processos de inclusão sem a formulação de políticas públicas e de certas adaptações, opostamente têm sido a pior das exclusões. Deste modo, nem todo o autista pode ser incluído. Para que os autistas sejam beneficiados pela inclusão educacional, é preciso contar com programas educacionais específicos que incluam a formação consistente da equipe pedagógica e orientaçãofamiliar.

Palavras chave: Inclusão. Educação. Autismo.

ABSTRACT: The analysis of policies and practices that spends the processes of integration and inclusion of people with special needs require a Herculean task designed to challenge the social order and bring about change. Perhaps address the subject of inclusion at school today, represents over the expression of a yearning that disabledany deficiencies may be in regular schools, that the revelation of a clear idea about actions that indicate how, in fact, the inclusion must be deployed effectively. The article is an attempt to address the issue of inclusion of students with autism, in regular school. Current laws Still defend this educational model as priority and/or even as required, you can verify that the processes ofinclusion without the formulation of public policies, and conversely some adaptations have been the worst exclusions. Thus, not all autistic children can be included. For autistic benefit by educational inclusion, we need count with specific educational programs that include training consistent pedagogical team and family orientation.

Keywords: inclusion. Education. Autism.

INTRODUÇÃO

Nasociedade contemporânea muito se discute sobre a inclusão. O tema é sempre discutido, falado e escrito, entretanto na prática há muitas barreiras a serem atravessadas. A inclusão é um processo complexo que configura diferentes dimensões: ideológica, sociocultural, política e econômica. Os determinantes relacionais comportam as interações, os sentimentos, significados, as necessidades e ações práticas;já os determinantes materiais e econômicos viabilizam a reestruturação da escola.
A escola regular, de uma maneira geral, não foi, nem é planejada para acolher a diversidade de indivíduos, mas para a padronização, para atingir os objetivos educativos daqueles que são considerados dentro dos padrões de “normalidade”.
Deste modo, vem segregando e excluindo, de várias formas, os que fogem destespadrões por requererem em seu processo de aprendizagem respostas específicas ou diferentes das que comumente são dadas às médias dos alunos.
Observa-se que na literatura específica a tendência é reforçar a descrença na educação das crianças com autismo, na medida em que os estudos enfocam principalmente as limitações causadas pelo transtorno. Aliado a isso, os mitos em relação ao desenvolvimentosocial do indivíduo com autismo faz com que muitas pessoas não vejam a inclusão escolar como algo possível e benéfico para essas crianças.
Entretanto, sabe-se que o desenvolvimento do comportamento social de qualquer criança requer, entre outros aspectos, oportunidades de trocas com o meio. Sendo assim, necessário se faz garantir essa oportunidade às crianças com autismo para que a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autismo e Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Autismo e a inclusão escolar
  • O autismo e a inclusão escolar
  • autismo e inclusão escolar
  • Autismo e Inclusão escolar
  • inclusão escolar de crianças autistas
  • Inclusão escolar da criança autista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!