A IMPORTÂNCIA DOS ENSINAMENTOS DOS FILOSOFOS NOS DIAS DE HOJE

4562 palavras 19 páginas
IMPORTÂNCIA DOS ENSINAMENTOS DOS FILOSOFOS NOS DIAS DE HOJE

Platão e Aristóteles foram grandes discípulos dos ensinamentos filosóficos deixados por Sócrates.

Esse terceiro, foi e é o grande nome da filosofia ocidental.

Sócrates é conhecido especialmente pelos ensinamentos de Platão, já que esse primeiro não deixou escritos. Aristóteles, veio mais tarde, para aperfeiçoar os pensamentos e ensinamentos socráticos, vastamente explanados e explorados antes por Platão.

Juntos esses três se imortalizaram através de pensamentos filosóficos que ainda hoje servem de base para nossa sociedade. A filosofia socrática está focada em valores morais, na constatação da "ignorancia" e após, na busca pela verdade implicita na consciência humana. Sócrates também muda a concepção acerca da ciência no mundo.

Falar sobre os ensinamentos deixados por esses 3 filósofos, aqui nesse espaço, seria impossível, mas todos eles estão notoriamente, entre os maiores filósofos que já existiram.
A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar melhor com as adversidades. Enfrentar serenamente o “perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas”, para citar uma grande frase de um filósofo da Antiguidade. A missão essencial da filosofia é tornar viável a busca da felicidade. Todos os grandes pensadores sublinharam esse ponto. A filosofia que não é útil na vida prática pode ser jogada no lixo. Alguém definiu os filósofos como os amigos eternos da humanidade. Nas noites frias e escuras que enfrentamos no correr dos longos dias, eles podem iluminar e aquecer. A filosofia apóia e consola.
Um aristocrata romano chamado Boécio (480-524) era rico, influente, poderoso. Era dono de uma inteligência colossal: traduziu para o latim toda a obra de Aristóteles e Platão. Tudo ia bem. Até o dia em que foi acusado de traição pelo imperador e condenado à morte. Foi torturado. Recebeu a marca dos condenados à morte de então: a letra grega Theta queimada na carne. Boécio

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas