A importancia dos mapas

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Qual a importância dos mapas?

Os mapas têm grande importância por facilitarem o conhecimento de determinado lugar ou região. Eles são o retrato do lugar em dado momento. Fornecem informações importantes, como dados sobre a organização do espaço e como esse lugar foi mudando ao longo do tempo. Também oferecem pistas para o estudo de diferentes grupos sociais. Pela leitura de mapas, descobrimoscomo é a paisagem do lugar onde vivem, a vegetação, o clima, a presença de rios e lagos, além das riquezas do solo. Existem vários tipos de mapa: físico, político, climático, econômico, demográfico, dependendo do dado que é representado. A ciência que estuda a elaboração de mapas é a cartografia. São os cartógrafos que confeccionam os mapas reunidos em atlas.



A História dos MapasAtualmente, são os turistas quem mais utilizam os mapas nas suas viagens aos locais que desconhecem.

Mas será que a função do mapa é somente para servir de guia turístico? Obviamente que não.

Um mapa é o plano onde se descrevem os fenómenos naturais e da humanidade. Esses fenómenos são representados por sinais específicos, de acordo com os princípios da cartografia. Os mapas modernos são diretos,sintéticos e precisos. Através deles, pode-se ter uma imagem geral sobre uma configuração geográfica e obter-se dados matemáticos.

A origem do mapa remonta a 4500 anos. Os desenhos traçados em diferentes materiais sobre fenómenos ambientais são registos de primordial importância para a humanidade. Os materiais utilizados na concepção dos mapas são a cerâmica, o papel, o bronze, as cascas decôco, a pedra, a pele dos animais, etc. O mapa mais antigo do mundo foi elaborado num pedaço de cerâmica produzido pelos babilónios entre os Séculos XXV e XXIII A.C.

Diz-se que foram inscritos desenhos de montanhas e água, árvores e plantas, aves e animais na superfície dos nove trípodes fundidos durante a Dinastia Xia (entre os Séculos XXI e XVI A.C.. Embora este facto não esteja provado, estamosconvictos de que durante a Dinastia Xia ou ainda mais cedo, já tinham surgido na China alguns mapas toscos.

Segundo o “Shang Shu Luo Hao”, no início da Dinastia Xi Zhou (Século XI A.C.), durante o ato de apresentação do projeto da cidade de Lo Yang, Zhou Gong ofereceu ao imperador alguns mapas e relatou-lhe também as conclusões do adivinho. Para reforçar esta convicção, também há descriçõesno “Zhou Guan (Hierarquia de Zhou)”, uma compilação da Era dos Estados Combatentes (Zhan Guo), segundo as quais os Da Si Tu e Zhi Fang Si (títulos) são os responsáveis pela cartografia.

O mais antigo mapa descoberto na China chama-se “Zhao Yu Tu”, da Era dos Estados Combatentes (Zhan Guo) e corresponde a uma planta de arquitectura dos túmulos do Zhong Shan Wang Yu, (Rei de Zhong Shan), e darainha, sua esposa, produzido em Zhong Shan Wang Yu no Ano 5 -13 (Ano 323 a 315 A.C.).

Paralelamente, no outro lado do mundo, Eratosthenes de Cyrene (276-194 A.C.), geógrafo e astrólogo da antiga Grécia, também chamado o pai da Geografia, descobriu o princípio da Matemática e da Física. Com base na teoria de Aristóteles (384-322 A.C.), ele demonstrou que o globo terrestre era mais oval queredondo. Ele também calculou o perímetro terrestre e encontrou 39600 Km, com um erro de apenas 200 km. Este dado constitui o elemento essencial para desenhar minuciosamente o mapa- múndi. O mapa-múndi que se encontra na “Geografia, Volume III”, uma obra do talentoso Eratosthenes, foi o primeiro que se elaborou com relativa precisão, e foi desenhado com a projeção dos cilindros ( altitude e latitude ).Depois de fazer uma análise comparativa sobre o subir e o descer das marés, Eratosthenes julgou que os Oceanos Atlântico e Índico estavam ligados, o que significava que os navegadores podiam contornar a África e chegar ao Oriente por via marítima. Nos finais do Século XV, Vasco da Gama (1469-1524), navegador português, tendo acreditado nesta linha de raciocínio, completou, com sucesso, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapas e sua importância
  • Qual é a importância de um mapa?
  • A importância do mapa no contexto da escola
  • Mapas de Risco e sua Importancia
  • Bric e g7 suas importâncias , anexos , mapas e bandeiras
  • Mapa de riscos ambientais uma abordagem sobre a importância de sua execução e gerenciamento...
  • mapas
  • mapa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!