a importancia do slogan para o marketing

Páginas: 10 (2480 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Distribuição de renda
A relação entre o desenvolvimento económico e as políticas distributivistas de renda, perante o crescimento económico, é dos temas mais controversos da teoria económica. Nasceu com ela e foi objecto de praticamente todos os clássicos. Por isso, dificilmente conhece consensos, por mínimos que sejam.
A possibilidade de haver crescimento sem renda concentrada numasociedade de mercado; a distribuição ser anterior, ou posterior ao desenvolvimento; ou se algum deles é pré-requisito do outro, constituem questões relevantes que suscitam respostas díspares e um certo exercício de imaginação necessário porque não há formulações acabadas.
O ecletismo e a fusão de paradigmas fazem parte das tentativas de resposta, pois, ninguém sozinho formulou solução tão abrangentee consensual que superasse as muitas outras. Tem-se por objectivo aqui defender que: (a) distribuição de renda não é decorrência imediata do desenvolvimento económico, mas ambos podem – e supostamente, devem ocorrer simultaneamente; (b) a experiência histórica de vários países ajuda a evidenciar que tal só ocorre, quando acompanhado de aumentos crescentes de produtividade, dentro de umquadro institucional adequado, para que desenvolvimento e redistribuição ocorram conjuntamente.
Isoladamente, cada uma das variáveis é condição necessária, mas não suficiente, para que se atinja o desenvolvimento, acompanhado de patamares mais altos de padrão de vida, para a população.
Embora vá para além deste artigo a definição desse quadro institucional tem-se em mente ao formulá-lo, a defesade que a categoria instituição abarca um sentido amplo – como cultura, ao envolver crenças, valores, símbolos, leis, códigos e padrões de comportamento – e procura-se incorporar explicitamente elementos de natureza mais histórica, associando instituição a estruturas, organizações, legislação, a moeda, sistema jurídico, as corporações, sistema financeiro e os organismos económicosinternacionais.
Cada nação, no seu percurso histórico, cria estruturas institucionais próprias para os diferentes mercados – de bens, trabalho, capital, terra – e estas, moldam tipos peculiares de comportamento empresarial e governamental. Convém lembrar, inicialmente, que a própria definição do desenvolvimento envolve intensa polémica, principalmente, ao procurar contrastá-lo com o crescimento. Porregra, os manuais consagram crescimento como “taxas positivas de crescimento do PIB”, enquanto desenvolvimento; além de supor crescimento, exige melhoria dos indicadores sociais e bem-estar. Essa forma dicotómica de apresentar ambas as categorias tem um certo apelo ideológico.
Molda-se como denúncia, aos processos de crescimento económico não acompanhados por melhoria de indicadores sociais, mas,a contribuirem pouco para desvendar a complexa relação que os relaciona à distribuição de renda. Assim, o desenvolvimento passa a ser imbuído dum forte conteúdo valorativo, ajustado inexoravelmente aos interesses dos analistas e cai na vala comum que alguns especialistas chamam de metafísica – “nada seria diferente (no mundo) se não fosse verdadeiro”. Torna-se uma questão semântica, de difícilexpressão empírica, confundindo-se com o crescimento, embora este, ‘acrescido’ das qualidades: “justo”, “humano”, “solidário”, “harmónico”, etc., adjectivos que provêm de substantivos abstractos extremamente vagos, como justiça, humanidade, solidariedade e harmonia, que se prestam às mais diferentes manipulações e têm significados fortemente influenciados pelo contexto histórico-cultural.Vale então apelar ao bom senso, capaz de separar o trigo do joio e não confundir a utópica neutralidade da ciência, com a necessária objectividade a que o seu conhecimento se propõe e que, o diferencia de outras formas de discurso e retórica, como a religiosa, a poética, a coloquial e porque não, também, a ‘jornalística’. Grandes nomes da economia política detiveram-se no estudo deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia do Slogan para o Marketing
  • A Importancia do slogan
  • A importância do marketing
  • QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING
  • A importancia do MARKETING
  • A importancia do marketing
  • MARKETING E SUA IMPORTANCIA
  • importância do marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!