A importância da psicomotricidade na educação infantil

Páginas: 32 (7772 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Nome da Revista

Vol. , Nº. 0, Ano 2009


Gilvande Lopes de Moura
Faculdade Anhanguera de Brasilia
gilavndelopes@yahoo.com.br


Paulo Roberto Queiroz da Silva
Faculdade Anhanguera de Brasilia
pqsilva@uol.com.br



























A Importância da Psicomotricidade na educação inantil




ResuMO

O presente trabalho teve como objetivo analisara importância da psicomotricidade na educação infantil. O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e cognitiva. Entende-se a educação psicomotora na educação infantil como umaexperiência ativa, onde a criança se confronta com o meio em que se relaciona. A educação proveniente dos pais e da escola, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permitir um ajustamento individual ou em grupo. Este oferece contribuições a toda à sociedade, principalmente para as crianças, pois propõe na medida do possível o descobrimento do corpo pelas mesmas atravésdos movimentos psicomotores e através do lúdico como os jogos, o brinquedo e as brincadeiras.

Palavras-Chave: Psicomotricidade; Movimento; Educação Infantil; Lúdico.

abstract

This study aimed to examine the importance of psychomotor early childhood education. The term psychomotor is divided into two parts: driving and psychiatric conditions, which constitute the process of developing thewhole person. The word refers to the driving motion, while the psycho determines the psychic activity in two phases: the socio-affective and cognitive. Means the psychomotor education in early childhood education as an active experience, where the child is confronted with the environment in which it relates. Education from parents and school, not the purpose of teaching the child motor behaviors,but to enable an individual or group adjustment. It offers all the contributions to society, especially children, because it proposes to the extent possible the discovery of the body through the same movements and psychomotor through playful as games, toys and games.

Keywords: Psychomotricity; Movement, Early Childhood Education; Recreation.



1. Introdução

O corpo em movimentotransforma-se em expressão de desejo e, posteriormente em linguagem. A partir disto, a criança é capaz de reproduzir situações reais, fazendo imitações que se transformam em faz-de-conta. Assim, a criança consegue separar o objeto de seu significado, falar daquilo que está ausente e representar corporalmente.
O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, queconstituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e cognitiva.
A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano e suas relações com o corpo. Para Coste (1981, p. 9):
Trata-se de uma ciência encruzilhada, mais ou menos uma técnica emque se cruzam e se encontram múltiplos pontos de vista, e que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia, sociologia, psicanálise, linguística).

Segundo Alves (1981, p. 9), verifica-se que “[…] motricidade é a possibilidade neurofisiológica de realizar movimentos”. O termo psicomotricidade implica a concepção de movimentos organizados e integrados emfunção das experiências vividas pelo sujeito, o qual adquire, na execução desses movimentos, uma forma característica de individualidade. Essa conceituação envolve o ser como um todo, e não em partes, e está apoiada nas necessidades contínuas e fundamentais do indivíduo.
A psicomotricidade visa uma modificação de atitudes, mediante a sistematização de hábitos, sentimentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil
  • A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade no currículo da educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIEMNTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!