A escola de exegese

Páginas: 12 (2975 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
Faculdade Dom Pedro II
Direito 2013.1

A ESCOLA DE EXEGESE

Salvador
2013
A ESCOLA DE EXEGESE
PROF. CARLOS

Trabalho apresentado pelo(as) aluno(as) ...... do 1º semestre de Direito, turma A, para a disciplina de .....

Salvador
2013
SUMÁRIO

Introdução ... 4

Hermenêutica ... 5

A Escola de Exegese ... 6 e 7

Contribuições da Escola de Exegese ... 7, 8 e 9

ConsideraçõesFinais ... 9

Conclusão ... 10 e 11

Referências Bibliográficas ... 12 e 13

Anexo I ... 14

Anexo II...15

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, fala da origem da hermenêutica, como ela é utilizada como veio o andamento dela em relação ao surgimento da Escola de Exegese.
Além disso, fala do surgimento da Exegese, fala também sobre a influência do Código Napoleônico teve emrelação a Exegese, como foi o surgimento do Código, sobre as fases da Exegese e o seu declínio.
Logo, abordamos ademias algumas considerações, que retratam as críticas sofridas pela escola, suas características, sobre suas contribuições, como é o seu modo de aplicação e a diferenciação entre princípios e regras em relação a Escola de Exegese.
Por fim, retratamos sobre algumas consideraçõesfinais que abordam seus pontos positivos e mostram a sua importância.

Hermenêutica

A hermenêutica é uma ciência de interpretação que nas civilizações antigas os feiticeiros e adivinhos utilizavam. Neste contexto, a hermenêutica era utilizada em duas situações. Na primeira os feiticeiros e adivinhos utilizavam para interpretarem a mensagem referente ao destino das pessoas. Na segunda, ospróprios assistentes desses feiticeiros precisavam interpretar os pronunciamentos desses adivinhos, pois as previsões eram feitas com uma linguagem demasiadamente abstrata.
Com a ascensão do cristianismo a hermenêutica passou a ser utilizada na interpretação da bíblia. Após, a convicção do novo testamento foram criadas várias ramificações do cristianismo e com isso várias formas de interpretar abíblia. No auge da hermenêutica se destacaram duas escolas: a Escola de Alexandria e a Escola de Antioquia. A primeira procura conciliar a mensagem cristã com a filosofia grega e alegorizavam os relatos históricos contidos na escritura. A segunda com uma interpretação literal. Logo se percebe que a Escola de Antioquia possuía traços semelhantes com o que vivia a ser a Escola da Exegese, pois ambasdefendia uma interpretação literal.
Alem disso, durante a Idade Média surgiram alguns interpretes do livro sagrado cristão como Santo Agustinho e São Tomas de Aquino que contribuíram muito para a hermenêutica cristã.
Com a reforma protestante cresceu o número de igrejas em dependentes da igreja católica, com isso aumentou o número de interpretações diferentes da bíblia.
Com o passar do tempo e oconhecimento sobre a hermenêutica crescendo, abriu o caminho para introdução da hermenêutica na filosofia e posteriormente no direito.
Durante o período de emersão da hermenêutica no direito, o movimento formado por jusconsultos ganhou força. Dentre suas ideias podemos destacar: o princípio da certeza do direito, o da autoridade e da separação de poderes. Toda essa ideia proporcionaram as bases paraa criação do Código Napoleônico, e para o surgimento do movimento hermenêutico conhecido como a Escola de Exegese.

A Escola da Exegese

Nasceu no início do século XIX, no decorrer da Revolução Francesa, mais precisamente em 1804 com a outorga do Código Napoleônico - Código Civil francês, período cujas incertezas proporcionavam insegurança jurídica para os cidadãos comuns.
Representou umgrande avanço para a ciência do direito, satisfazendo os anseios de ordem e segurança jurídica não somente da burguesia francesa, mas do povo francês como um todo.
Houve também o surgimento de outras correntes similares. Dentre elas, destacam-se a Escola Pandectista, na Alemanha, e a Escola Analítica, na Inglaterra. A primeira teve como grande corifeu Bernhard Windscheid, mas, ao contrário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola exegese
  • Escola da Exegese
  • Escola de Exegese
  • A Escola da Exegese
  • EScola da Exegese
  • Escola da exegese
  • A escola da exegese
  • Escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!