EScola da Exegese

Páginas: 2 (304 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013
Escola da Exegese
A Escola da Exegese surgiu no início do século XIX em meios os caos da França Revolucionária, depois da Outorga do Código Civil Francês de 1804, estetambém conhecido como Código Napoleônico, criado depois da Revolução Francesa quando Napoleão Bonaparte chega ao poder com o auxílio da Burguesia. Esse códigoconsolidou as conquistas almejadas pela burguesia ao longo do tempo e trazendo ordem e segurança ao ordenamento jurídico na França.
Código Napoleônico foi um codexsistematizado e influenciou na criação de outros códigos em outros países, como, por exemplo, o Código Civil de 1916 do Brasil.
Essa Escola foi a principal escola criada a partirdesse Código, ela pregava que o Estado era a única fonte do direito, pois todo ordenamento jurídico seria originado da lei, porque era proveniente da vontade dolegislador.
A Escola da Exegese se dividem em três fases, a primeira onde houve a instauração da Escola da Exegese e a definição das suas características elementares, a segundaocorreu no período áureo da Escola da Exegese, sendo publicadas nessa época as principais obras dessa corrente hermenêutica e a terceira quando ocorreu o declínio daEscola da Exegese e a ascensão de um novo jusnaturalismo.
A escola sustentava que os operadores do direito deveria colocar o texto legal, ou seja, a lei como umaproposição e desdobra-lá em todas as suas implicações, obedecendo às regras lógicas. Se os juristas continuassem confusos para a interpretação da lei adotaria uma pesquisa sobre avontade do legislador, por meio das exposições de motivos da lei, das discussões parlamentares, estudo dos costumes e da tradição do lugar na época da criação da lei.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola exegese
  • A escola de exegese
  • Escola da Exegese
  • Escola de Exegese
  • A Escola da Exegese
  • Escola da exegese
  • A escola da exegese
  • Escolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!