A eritroblastose fetal

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
A eritroblastose fetal

A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), acontece em 1/200 nascimentos e pode ocorrer apenas em um tipo de situação: mães Rh- quegeram filhos Rh+.
Os anticorpos anti-Rh não existem naturalmente no organismo de uma pessoa. Assim, uma pessoa que tem fator Rh- somente produzirá anticorpos anti-Rh se for previamente sensibilizada,ou seja, se receber hemácias portadoras do fator Rh (Rh+). É importante frisar que indivíduos que possuem Rh+ não produzem anticorpos anti-Rh.
A passagem das hemácias do bebê para a circulaçãosanguínea da mãe ocorre durante a gestação, mas principalmente durante o parto, quando há rupturas na placenta, favorecendo a passagem das hemácias do bebê com fator Rh, para a mãe que é Rh-. Dessa forma,após esse contato, o organismo da mãe começará a produzir anticorpos anti-Rh, adquirindo memória imunitária. Como a produção dos anticorpos-Rh é muito lenta, o primeiro filho não nascerá com nenhum tipode problema.
Se houver uma segunda gestação, e a criança for Rh+, o organismo da mãe estimulará a produção de anticorpos anti-Rh, que atravessarão a placenta e provocarão a destruição das hemácias dofeto, causando anemia no recém-nascido. Nessa criança haverá também a deposição de bilirrubina, substância produzida pelo fígado do bebê a partir da hemoglobina proveniente das hemácias destruídaspelos anticorpos anti-Rh, causando icterícia (pele amarelada). A deposição de bilirrubina no cérebro pode causar lesões graves e irreversíveis. Há casos graves em que ocorre aborto involuntário.
Comoresposta à anemia, são produzidas e lançadas no sangue hemácias imaturas, chamadas de eritroblastos, vindo daí o nome da doença.
Para que a mulher se previna dessa doença é necessário que ela receba umainjeção intravenosa com anticorpos anti-Rh no momento do parto, ou até três dias após o parto. Esses anticorpos destruirão rapidamente as hemácias Rh+ deixadas pelo bebê e que penetraram na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose fetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!