Eritroblastose fetal

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
ERITROBLASTOSE FETAL

A Eritroblastose Fetal também conhecida como Doença Hemolítica do Recém Nascido ., é causada pela incompatibilidade sanguínea do fator Rh entre o sangue materno e o sangue dobebê.
O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres de Rh negativo que estejam gerando um filho de Rh positivo. Para que ocorra realmente essa incompatibilidade, é necessário que o pai dacriança tenha fator Rh positivo.
A origem da Eritroblastose Fetal se deve ao fato das hemácias do feto carregar o fator Rh positivo e desencadearem um processo no qual o organismo da mãe comece aproduzir anticorpos. Esses anticorpos chegam até a circulação do feto destruindo suas hemácias. Desta forma,a Eritroblastose Fetal pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.Além da Eritroblastose Fetal, essa incompatibilidade do fator Rh entre mãe/filho durante a gestação pode causar também deficiência mental, surdez,paralisia cerebral e icterícia. Como resposta ,oorganismo produz e lança no sangue hemácias imaturas chamadas de Eritroblastos. A doença é chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver Eritroblastos em circulação.
Para se proteger da EritroblastoseFetal, a mãe de fator Rh negativo que tem parceiro fator Rh positivo pode e deve receber gamaglobulina anti-Rh por via injetável logo após o nascimento do primeiro bebê fator Rh positivo. Essasubstância bloqueia o processo que produz anticorpos contra o sangue Rh positivo do feto. A mãe recebe uma dose passiva temporária de anticorpos que destroem células sanguíneas Rh positivo impedindo que amãe produza anticorpos temporários.

RESUMO


* O que é?

Incompatibilidade sangüínea (fator Rh) entre o sangue materno e o sangue fetal.

* Causas

a) Uma mulher Rh (-), casada com um homemRh (+), poderá ter um filho Rh (+)

b) Durante o período de gestação há uma estreita comunicação entre a mãe e o filho através da placenta

c) Acidentalmente podem ocorrer hemorragias na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose Fetal
  • eritroblastose fetal
  • Eritroblastose fetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!