A Era das micas

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015



A Era das Ômicas



Botucatu
2014

Integrantes:
Amanda Alves de Oliveira
Gabriela Nogueira Bittencourt
Ivana Felipe da Rosa
Jessyca de Araújo Borro
Renato Cavecci
Samara Louzada Oliveira
Thaís Prado Torres

Professor Adjunto: Celso Luis Marino

2° ano Ciências Biológicas Noturno






































Sumário:

Introdução

Genômica

Proteômica

Lipidômica

MetaboloômicaTranscriptômica

Conclusão

Referencias
































Introdução:

Os estudos se iniciaram em 2001 com a realização do Projeto Genoma Humano que levou ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas técnicas biológicas que permitiram o estudo dos processos celulares e moleculares.
A sequênciação de todo o genoma humano levou aproximadamente 9 anos para juntar toda essa informação,hoje conseguimos sequenciar um genoma humano em até duas semanas.
O projeto descobriu que temos 30 mil genes responsáveis por codificar mais de 100 mil proteínas, responsáveis pelas nossas características.
O genoma é um material genético encontrado no cromossomo e que nós da espécie humana temos 23 pares, sendo 22 autossômicos (responsáveis pelas características físicas) e 1 par de cromossomossexuais (x e y).
O termo ômico refere-se a analise global dos sistemas biológicos, unindo descobrimentos científicos. Utilizando a bioinformática e técnicas rápidas e automatizadas de alto rendimento para integrar a informação de forma coerente. Essas técnicas são geralmente denominadas por “Ômicas”, entre elas, a genômica, a proteômica, a metabolômica, a transcriptômica e a lipidômica.Genômica

Campo da genética que tenta compreender o conteúdo, a organização, a função e a evolução das informações genéticas contidas em genomas inteiros.
- A genômica estrutural ocupa-se da organização e da sequência de informações genéticas contidas em um genoma. Com frequência, uma das primeiras etapas na caracterização de um genoma consiste em preparar mapas genéticos efísicos de seus cromossomos. Os mapas genéticos identificam a posição de genes em relação a outros genes por determinação das taxas de recombinação e são medidos em porcentagem. Os mapas físicos são baseados nas distancias físicas entre genes e medidos em paras de bases.
Sequenciamento de um genoma inteiro: Necessita de uma quebra em pequenos fragmentos superpostos cujas sequencias de DNA podem serdeterminadas em reações de sequenciamento. As sequencias individuais podem ser ordenadas em sequencias de genoma inteiro com o uso do método baseado em mapa(fragmentos são ordenados usando-se mapas genéticos e físicos previamente criados), ou de uma técnica shotgun(a superposição entre fragmentos é usada para monta-las em uma sequência de genoma inteiro.
Projeto Genoma Humano: Tentativa de sequenciartodo o genoma humano. A técnica utilizada pelo Human Genome Sequencing Consortium para propor um sequenciamento foi baseada em mapa, já que por shotgun não apresentaria êxito.
Polimorfismo de um único nucleotídeo: São diferenças de uma única base no DNA entre indivíduos e são uteis como marcadores em estudos de ligação.

Bioinformática: Síntese da biologia molecular com a informática quedesenvolve técnicas para armazenar, recuperar e analisar dados da sequência de DNA, cDNA e proteínas.

- A genômica funcional caracteriza o que fazem as sequencias (sua função). Seu objetivo é a identificação de todas as moléculas de RNA transcritas de um genoma, chamadas transcriptoma desse genoma, e de todas as proteínas codificadas pelo genoma, chamadas proteoma. Além disso, ela explora a bioinformáticae técnicas experimentais laboratoriais na tentativa de definir a função das sequencias de DNA.

Previsão da função a partir da sequência: Os genes homólogos são relacionados do ponto de vista evolutivo, portanto, as vezes, a função de um gene desconhecido é determinada encontrando-se genes que tenham sequencia semelhante e função conhecida.
Expressão gênica e microarranjos: O microarranjo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mica
  • mica
  • mica
  • MICA
  • Qu Mica
  • Eletroqu Mica
  • Termoqu Mica
  • Qu Mica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!