A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICAdores sociais

Páginas: 7 (1636 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social iii

LUCIANA NONATO DE AZEVEDO














A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICAdores sociais

















Goiânia
2013

LUCIANA NONATO DE AZEVEDO







A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL E AIMPORTÂNCIA DOS INDICAdores sociais













Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social III) Unopar - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas[Oficina de formação: projeto de intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social e Estágio Curricular Obrigatório]

Profs. [Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kerkamp, Rosane Ap. B.Malvezzi, Valquíria A. Dias Caprioli]









Goiânia
2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

















INTRODUÇÃO

Compreendendo a necessidade deste estudo, importa defini-lo enquanto conceito: “O Diagnóstico Social pode ser definido como um processo concertado, permanente e reiterado, de identificação e deanálise, entre os atores implicados, do conjunto das causas e características das situações de exclusão social. Confere além disso, os elementos que orientam a ação, ajuda a definir as necessidades, a conhecer os recursos e os obstáculos existentes e a iniciar o estabelecimento das prioridades, a concretizar e a adaptar na função de planificação. O Diagnóstico corresponde à análise da realidadesocial num determinado contexto social, espacial e temporal, respeitante a uma ou várias situações problemáticas.
O Diagnóstico Social do município pode trazer algumas informações que podem contribuir para o desenvolvimento melhor das políticas sociais que compreende os principais indicadores sociais: a educação, a expectativa de vida, o trabalho e renda e a saúde.
O atlas do Índice deDesenvolvimento Humano Municipal (IDHM) foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Goiânia, a população considerada é de 1.302.001 habitantes. Segundo o estudo, a longevidade na capital ficou em 0,838, a renda teve índice de 0,824 e o quesito educação, 0,739.

DESENVOLVIMENTO

Goiânia é localizada no centro de seu estado,foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960, atingindo um milhão de habitantes cerca de sessenta anos depois de sua fundação. Desdeseu início, a sua arquitetura teve influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade. Goiânia em comparação com algumas cidades vive uma situação bem melhor do que há um tempo atrás, pois de acordo com dados levantados pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Pnud) ela ocupa uma boa ocupação neste índice o que quer dizer que seus indicadores sociaisestão dentro de uma média aceitável.
Saúde
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Goiânia em abril de 2010 existiam 446.818 mulheres em idade fértil (entre 10 e 49 anos). Goiânia contava em dezembro de 2009 com 469 anestesistas, 1.395 auxiliares de enfermagem, 561 cirurgiões gerais, 2.014 cirurgiões dentistas, 1.540 clínicos gerais, 1.221 enfermeiros, 440farmacêuticos, 314 fisioterapeutas, 252 fonoaudiólogos, 1.006 gineco-obstetras, 187 médicos de famílias, 145 nutricionistas, 872 pediatras, 611 psicólogos, 173 psiquiatras, 433 radiologistas e 3.501 técnicos em enfermagem, totalizando 10.108 profissionais de saúde. Além de vários outros serviços voltados para a comunidade como um todo, possui diversas unidades de saúde espalhadas por toda a região e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!