A educação na antiguidade e no período repulicano

644 palavras 3 páginas
Sistema de ensino presencial conectado
Curso de graduação em pedagogia
Disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico
Trabalho: Dissertativo
Tema: A educação na Antiguidade e no período Republicano

Questões

1- Como vimos o cristianismo, terá um papel fundamental na cultura ocidental. Um bom exemplo é o da educação. Explique porque isso acontece.

R: A educação se desenvolve em estreita simbiose com a igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que são as únicas delegadas a educar e a formar. Da igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação, organizam as instituições as práticas como os modelos para as classes altas, uma vez que é típica da idade média a divisão social, das teorias e das práticas educativas, como tinha sido no mundo antigo.

2- Sobre a antiguidade, diz se que o mundo grego é devedor do mediterrâneo em vários aspectos. No caso da educação, porque o mundo grego é devedor do mediterrâneo?

R: O mundo grego é devedor do mundo mediterrâneo na religião, nas técnicas no pensamento, na arte e até na política. Ou seja, é devedor de uma serei de influências recíprocas. Do ponto de vista da educação, o antigo mediterrâneo, sobretudo a Grécia (clássica helenística) foi a origem, a célula embrionária da nossa tradição ocidental.

No que diz respeito ao protestantismo, instituído com a Reforma, de que Tomando como referência a tendência histórico – crítica, para a organização do trabalho propõe-se como eixos sustentadores os cinco passos propostos por SAVIANI (2006), confirmados e exemplificados por
GASPARIN (2005), conforme proposta de intervenção, utilizada na escola que possibilitou a referência para este trabalho de pesquisa:
1º - Prática inicial do conteúdo;
2º - Problematização;
3º - Instrumentalização;
4º - Catarse;
5º - Prática social final do conteúdo.
Apoiando-se no processo teórico – metodológico que tem como suporte o

Relacionados

  • A educação na antiguidade e no período repulicano
    352 palavras | 2 páginas