A educação na antiguidade e no período repulicano

352 palavras 2 páginas
Sistema de ensino presencial conectado
Curso de graduação em pedagogia
Disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico
Trabalho: Dissertativo
Tema: A educação na Antiguidade e no período Republicano

Questões

1- Como vimos o cristianismo, terá um papel fundamental na cultura ocidental. Um bom exemplo é o da educação. Explique porque isso acontece.

R: A educação se desenvolve em estreita simbiose com a igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que são as únicas delegadas a educar e a formar. Da igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação, organizam as instituições as práticas como os modelos para as classes altas, uma vez que é típica da idade média a divisão social, das teorias e das práticas educativas, como tinha sido no mundo antigo.

2- Sobre a antiguidade, diz se que o mundo grego é devedor do mediterrâneo em vários aspectos. No caso da educação, porque o mundo grego é devedor do mediterrâneo?

R: O mundo grego é devedor do mundo mediterrâneo na religião, nas técnicas no pensamento, na arte e até na política. Ou seja, é devedor de uma serei de influências recíprocas. Do ponto de vista da educação, o antigo mediterrâneo, sobretudo a Grécia (clássica helenística) foi a origem, a célula embrionária da nossa tradição ocidental.

3- No que diz respeito ao protestantismo, instituído com a Reforma, de que maneira se dava o processo educativo nos Estados protestantes?

R: Nos países protestantes a alfabetização foi assumida pelas autoridades municipais e se estendeu para meninos e meninas.

4- Quando se fala em Brasil, em que século da nossa história a educação pública foi assumida integralmente pelo estado?
R: século XX, mais especificamente depois da década de 1930

5- Segundo a LDB 9.394/1996 ficam estabelecidas como responsabilidade da União: R: A União cabe coordenar e articular os sistemas exercendo função normativa,

Relacionados

  • A educação na antiguidade e no período repulicano
    644 palavras | 3 páginas