A cultura do samba

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


A cultura do Samba













1. História
O samba, que nasceu na Bahia, é uma derivação de ritmos africanos trazidos ao Brasil ainda na época colonial pelos escravos. A palavra samba é originária, provavelmente, da expressão semba – nome angolano de um ritual religioso que significa umbigada, devido um comum gesto presente na dança. A disposição dos participantes se dava emforma de roda, batendo palmas, enquanto um casal ao centro dançava dando a “umbigada”. A dança acompanha o canto de um solista, que o grupo responde através do refrão.
Trazido pelos negros baianos ao centro do Rio de Janeiro no século XIX, era tocado nas casas das “tias baianas”, e era marcado pelo pandeiro e a batida da faca no prato. A casa e terreiro da Tia Ciata, baiana que morava no centrodo Rio, pode ser considerado o berço do samba carioca. Foi lá que o primeiro samba foi gravado no Brasil, em 1916. “Pelo Telefone”, Uma composição de Donga e Mauro de Almeida, cuja letra descrevia a ação policial no ambiente de roda.
2. A criminalização e descriminalização do samba
Este ritmo musical era malvisto e criminalizado por estar vinculado a cultura negra e as camadas mais populares,marginalizadas pela sociedade. A legislação da época não detalhava as penalidades, então nos casos dos sambistas eles eram levados como vadios. A polícia costumava buscar negros, praticantes de capoeira e pessoas de religiões afro-brasileiras. O sambista Donga relata "era proibido porque a gente ia pra Penha, e na hora que a gente ia com o pandeiro e o violão, a polícia cercava e tomava o pandeiro;porque quem cantava samba era capadócio". Relata ainda que sempre que um homem, normalmente negro, era detido pela polícia por vadiagem, uma das primeiras atitudes era verificar a existência de calos nas pontas dos dedos. Caso os calos existissem, concluía-se que o mesmo tocava violão, colocando o mesmo como sambista e, por isso, acaba preso.
Em 1930, o então presidente Getúlio Vargas destacou osamba como “música oficial” do Brasil, tornando-o bastante divulgado nas rádios. Além do mais, Noel Rosa uniu o samba do morro e do asfalto, colaborando assim com a popularização do gênero. Todavia, a transformação do samba em cultura nacional ainda é objeto de estudo de pesquisadores, historiadores e jornalistas.
3. Os tipos de samba
Após a década de 1920 surgiram diversos tipos de samba. Taisquais:
• Entre a década de 1930 e 1940:
Ismael Silva liderou um grupo de músicos a fundar a primeira escola de samba, chamado “Deixa Falar”, no bairro Estácio de Sá, incluindo na batida o surdo e a cuíca, presentes ainda hoje. O termo “escola de samba” foi adotado na tentativa de ganhar aceitação, de romper barreiras sociais.
Surgiram os desfiles de escola de samba, surgindo também osamba-enredo. No início, os músicos improvisavam um samba para o início (a ida) e outro para o fim (a volta) do desfile. Até a década de 1980, estes sambas só abordavam a história oficial do Brasil. A partir daí, o samba-enredo passou a estar ligado ao tema que a escola escolhe para o desfile, que geralmente tem caráter social ou cultural, além de adotar um ritmo mais acelerado.
Surge o samba canção,Influenciado pelo bolero mexicano e o romantismo que tomava as rádios. Ficou conhecido também como “samba de fossa” por, em geral, falar de desilusões amorosas, acompanhado por uma batida mais lenta. Noel Rosa e Cartola gravaram grandes músicas nesse estilo.
Surge o partido-alto, que trata com bom-humor temas do cotidiano dos morros, utilizando improvisações cantadas. Martinho Da Vila representa oestilo a partir da década de 1970.
Surge o samba exaltação, com letras patrióticas que falam sobre as belezas do Brasil com utilização de orquestras.
• A partir da década de 1940 a década de 1950:
Surge o samba de gafieira, influenciado por ritmos latinos e americanos, para dança em salões.
• A partir da década de 1950:
No fim da década de 1950 surge a bossa nova na Zona Sul do Rio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Legitimação do Samba como Cultura Popular
  • Cultura popular Brasileira
  • O samba de coco em arcoverde: cultura e afrodescendência da família lopes
  • Cultura afro brasileira eo samba enredo como metodologia de ensino
  • Samba
  • samba
  • Samba
  • Samba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!