A Crise do feudalismo

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
A Crise do Feudalismo
A economia medieval, em franco desenvolvimento nos séculos XI, XII e XIII, sofreu sérios abalos no decorrer do século XIV, mostrando que o sistema feudal encontrara os limites máximos de sua expansão. A crise que então se abateu sobre a Europa pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores cujo resultado, em longo prazo, foi a superação do feudalismo.
Por volta defins do século XIII a produtividade agrícola já dava claros sinais de declínio, prenunciando uma possível falta de alimentos, devido ao esgotamento dos solos, enquanto a população continuava apresentando tendências de crescimento. A exploração predatória e extensiva dos domínios, que caracterizara a agricultura feudal, fazia com que o aumento da produção se desse, em sua maior parte, com aanexação de novas áreas (que não estava mais ocorrendo) e não com a melhoria das técnicas de cultivo.
No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas. Como conseqüência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. "Nos campos ingleses, ele passou de 40mortos por cada mil habitantes, para 100 por mil. Na cidade belga de Ypres, uma das mais importantes da Europa, pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316". (Franco JR. Hilário. 0 Feudalismo, São Paulo, Brasiliense, 1984, p. 80).
De 1348 a 1350, a peste negra desceu sobre a Europa, trazida da região do Mar Negro por comerciantes genoveses, eliminando de 25 a 35%' dapopulação. Muitas aldeias desapareceram provisória ou definitivamente. Cidades tiveram sua população dizimada, como Toulouse na França, que de 30000 habitantes em 1348, contava com apenas 24000 em 1385; Florença, de 110 000 antes da peste, ficou reduzida a 50000.
A peste atingiu indiscriminadamente campo e cidade, pobres e ricos homens e mulheres adultos e crianças, sendo explicada, pelos cronistasmedievais, como sendo castigo de Deus.
"Chegara-se ao ano de 1348 da fecunda Encarnação do filho de Deus, quando a cidade de Florença, nobre entre as mais famosas da Itália, foi presa de mortal epidemia. Que a peste fosse obra das influências austrais ou resultado das nossas iniqüidades, e que Deus, na sua justa cólera, a tivesse precipitado sobre os homens como punição dos nossos crimes o certoéque ela se declarara alguns anos antes em terras do Oriente, onde provocara a perda de enorme quantidade de vidas humanas. Depois, sem parar, avançando cada vez mais, propagara-se, para nossa desgraça, para Ocidente. ( ...) Proibiu-se a entrada na cidade a todos os doentes e multiplicaram-se as prescrições de higiene. Recorreu-se, mil vezes e não apenas uma, às suplicas e orações que são de usonas procissões e as de outro gênero, com que os devotos se desobrigam perante Deus. Nada pode nada. Desde os dias primaveris do ano que referi, o horrível flagelo começou, de maneira surpreendente, a manifestar sua dolorosa devastação." (BOCCACIO,Citado por WOLFF, Philippe. Outono da Idade Media ou Primavera dos Novos Tempos? Lisboa, Edições 70, 1988 p.25/26
Os senhores feudais viram seusrendimentos declinarem devido à falta de trabalhadores e ao despovoamento dos campos. Procuraram então, de todas as maneiras, superar as dificuldades. Por um lado, reforçaram a exploração sobre os camponeses, aumentando as corvéias e demais impostos, para suprir as necessidades de ostentação e consumo, dando origem à "segunda servidão". Por outro, principalmente nas regiões mais urbanizadas, os nobrespassaram a arrendar suas terras, substituindo a corvéia por Pagamento em dinheiro e dando maior autonomia aos camponeses, alterando bastante as relações de produção.
"Depois da acima dita pestilência, muitos edifícios, grandes e pequenos, caíram em ruínas nas cidades, vilas e aldeias, por falta de habitantes, de maneira que muitas aldeias e lugarejos se tornaram desertos, sem uma casa ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise do feudalismo
  • O feudalismo e as crises
  • A Crise do Feudalismo
  • A crise do feudalismo
  • Feudalismo e sua crise
  • Crise do feudalismo
  • crise do feudalismo
  • Crise do feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!