O feudalismo e as crises

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014

O feudalismo e crise do feudalismo na Europa ocidental

feudalismo
Feudalismo foi o modo de organização da sociedade na Idade Média (séculos V ao XV) na Europa. Sua característica maior é a servidão, relação social de produção onde há dependência e exploração entre o senhor e o servo. Basicamente, o servo trabalhava nas terras do senhor e o senhor tinha que defender o servo.
Geralmentedivididos em três áreas: o domínio, exclusivamente do senhor feudal e trabalhada comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, que destinado aos servos de onde metade de toda produção deveria ser destinada ao senhor feudal. Os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muitode um para o outro. feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que o suserano cedia ao vassalo.
Com uma estrutura social estática e hierarquizada podemos identificar a vassalagem e a suserania como as principais relações da sociedade feudal. O senhor feudal ou suserano era quem tinha a posse das terras e as cedia aos vassalos que deveriam trabalhar nelas para sustentopróprio e, o trabalho gratuito para o senhor feudal durante três dias por semana
O feudalismo tinha como característica a descentralização política: Apesar de haver reis e reinos com grandes territórios, quem realmente tinha o controle das diversas regiões da Europa era os senhores feudais cada um tendo controle sobre o pequeno senhorio.
Diferentemente do capitalismo, no regimefeudal produziam-se bens essencialmente para o consumo dos habitantes do próprio senhorio. Assim, produzia-se apenas o que iria ser consumido e não mais do que isso, a produção não era feita em função do comércio, apenas o excedente de produção era vendido para o mercado.
Na época já existia moedas, mas eram pouco usadas, com isso eles faziam troca porque cada um produzia só um tipo dealimento. O comércio entre as diversas regiões da Europa era pequena, principalmente na primeira parte da Idade Média, a Alta Idade Média (séculos V ao X). O comércio e a urbanização aumentaram na Baixa Idade Média (XI-XV).
Três ordens sociais: A sociedade medieval poderia ser dividida em três ordens ou grupos. Os que lavram, os camponeses que eram servos eles tinham que pagar impostos aossenhores feudais, a nobreza feudal que lutava nas guerras; e os que oram o clero, membros da Igreja que, nesse período tinham grande prestígio. Tanto a nobreza
– clero eram proprietários de terra e, portanto, senhores feudais.
Predomínio da Igreja romana A Igreja católica era muito poderosa nesse tempo, podendo ser considerada a maior força da Idade Média, mais que os reis esenhores feudais. Eles cobravam os dízimos e não pagava impostos. Tudo nesse período era explicado através da religião, de Deus e a superstição era muito forte entre todas as pessoas.
Condenação do lucro e da usura (juros) pela Igreja: Um ponto importante da doutrina da Igreja nesse período era a condenação do lucro e da usura, que se tornaram empecilhos para o crescimento do artesanato ecomércio, tornando-se um ponto de conflito entre a Igreja e a burguesia que estava surgindo na Baixa Idade media Essa condenação do lucro e o fato de a produção não ser voltada para o comércio eram empecilhos para o desenvolvimento da burguesia.

Crise e queda do feudalismo:
Após o fim das invasões bárbaras da Alta Idade Média, a população na Europa começa a crescer, levando emseguida à expansão do comércio e ao surgimento das cidades, o que iria trazer grandes mudanças para a Europa.
Expansão do feudalismo:
As inovações técnicas, o aumento da mão-de-obra e o fim das invasões permitiram a produção de um excedente da produção nos senhorios que era vendido. Isso cria um certo comércio e uma classe mercantil, que transportava e comercializava essa produção. Novas terras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise do feudalismo
  • A Crise do Feudalismo
  • A crise do feudalismo
  • Feudalismo e sua crise
  • A Crise do feudalismo
  • Crise do feudalismo
  • crise do feudalismo
  • Crise do feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!