A cooperação transfronteiriça

Páginas: 10 (2336 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
Introdução

Neste dossiê o assunto abordado é a cooperação transfronteiriça relativo as Políticas Comunitárias, aos Fundos Estruturais, e ao Quadro de Referencia Estratégica Nacional.
O objectivo da cooperação transfronteiriça é reforçar a cooperação aos níveis transfronteiriço, transnacional e inter-regional. Pretende promover soluções comuns para todos os Estados-Membros, nos dominós dodesenvolvimento urbano, rural e costeiro, bem como o desenvolvimento das relações económicas e a ligação em rede de pequenas e medias empresas. A cooperação centra-se na investigação, no desenvolvimento, na sociedade da informação, no ambiente, na prevenção dos ricos e na gestão integrada da água.

Políticas Comunitárias

A Política Agrícola Comum:

Tem como principal objectivo satisfazer asnecessidades dos agricultores e dos consumidores.
A política agrícola comum da UE garante o desenvolvimento da agricultura de uma forma compatível com a protecção do ambiente.
Ajuda a desenvolver o tecido económico e social das comunidades rurais e desempenha um papel essencial na procura de soluções para fazer face aos novos desafios, como as alterações climáticas, a gestão dos recursoshídricos, a bioenergia e a biodiversidade.
Política em evolução
Há 50 anos, a sua principal prioridade era produzir alimentos suficientes numa Europa que emergia de uma década de escassez causada pela guerra. A política Agrícola possibilitou a modernização da agricultura e a auto-suficiência e segurança alimentares da Europa. Como consequência grande parte do Orçamento europeu foi aplicado nestapolitica, para além dos impactos ambientais que proporcionou, tendo assim sua reforma obrigatória em 1992
O preço da PAC
Apesar das reformas, a política agrícola comum é a mais integrada de todas as políticas da UE, o que implica que consuma uma parte importante do orçamento da UE. Ainda assim, passou de um máximo de 70% do orçamento da UE nos anos 70 para 34% durante o período 2007-2013.

Fonte:site; http://europa.eu/index_pt.htm

A política de Investigação e Desenvolvimento:

O objectivo fundamental da política de desenvolvimento da UE é erradicar a pobreza de forma duradoura. Os oito ODM, a realizar até 2015, foram adoptados pelos dirigentes mundiais em 2000 e vão da redução para metade da pobreza extrema ao combate contra o VIH/SIDA e à garantia do ensino básico universal. Um dosoutros objectivos da política de desenvolvimento da UE é devolver à política desfavorecida do terceiro mundo o controlo do seu próprio desenvolvimento. Tal significa atacar as causas da sua vulnerabilidade, nomeadamente a falta de acesso a alimentos e água potável, à educação, à saúde, ao emprego, à terra, a serviços sociais, a infra-estruturas e a um ambiente são
A investigação e odesenvolvimento (I &D) contribuem para o crescimento económico e para a criação de emprego. As novas tecnologias ajudam também a fazer face a desafios sociais como a pobreza, a saúde e a degradação do ambiente.
A manifestação mais concreta da política de investigação e inovação da União Europeia é o 7.º Programa-Quadro 2007-2013 (7.º PQ), dotado de um orçamento 50,5 mil milhões de euros.

Fonte: site;http://europa.eu/index_pt.htm



Política de Pesca:

Adoptada em Janeiro de 1983, a Política Comum da Pesca rege-se pelos seguintes objectivos:
Limitação das capturas na zona comunitária para a preservação dos recursos naturais episcatórios da sobreexploração;
Adopção de medidas estruturais com vista à modernização da frota pesqueira ou ao seu abate em caso de sobreexploração das zonas
Garantir um nível de vida adequado aos pescadores
Garantir o abastecimento regular do mercado, a preços acessíveis.

Fonte: Silva, Elsa; Moinhos, Rosa; Área de Integração – Curso Profissionais; Plátano Editora; 2010

A Política de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NOVOS ATORES NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: AS ONGS NA GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS EM ÁGUAS TRANSFRONTEIRIÇAS
  • Cooperação
  • cooperação
  • cooperação
  • Cooperação
  • COOPERAÇÃO
  • cooperação
  • cooperação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!