A consci ncia religiosa Gle

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015


A consciência religiosa 

 A consciência religiosa  Em seus trabalhos, Ludwig Feuerbach se preocupa em grande parte com o fenômeno religioso; ele faz parte da tradição dos discípulos de Hegel quese dedicaram à crítica da religião, mas marcado por uma inovação: seu materialismo. Feuerbach crê que na religião há uma carência da consciência de si do homem. Essa carência é a base da religião,onde o homem (religioso) aliena a sua essência; essa fase religiosa corresponde a uma “essência infantil da humanidade”, já que este homem (infantil) adora sua própria essência sem reconhecê-la comotal. Feuerbach acrescenta que entre o humano e o divino não há uma oposição de fato, real, mas sim ilusória. A contradição fundamental está no homem, porque não há uma essência religiosa. A religião éuma abstração das limitações da vida humana, corporal. Não há qualidades em si na vida divina. 
Esse homem infantil em Feuerbach é um ser que teme sua finitude e as limitações (naturais) que sofre todoser humano. O homem possui uma essência “infinitamente diversa, infinitamente determinável, mas exatamente por isso sensorial” (Feuerbach, 1988, p. 65). O homem como homem sensorial, pleno desentidos, é um ser rico em determinações; o engano do homem religioso é criar um ser espiritual e, portanto, abstrato. Esse homem religioso teme ser um homem finito, determinado. O que ele reconhece no serdivino são as qualidades de sua própria essência (que Feuerbach denomina “qualidade essencial do próprio homem”), criando uma “contemplação essencial” que o anima e o determina (de fora). 

AConsciência Racional É Positiva!

Inúmeros Conhecimentos abordam essa delicada questão: a consciência.
Alguns deles a abordagem é de um elevado teor, propiciando-nos um aprendizado valioso. De há muito, osorientais entendem que há um campo de ação natural da natureza e que referido campo exerce sua regente ingerência na natureza humana Manifesta-se, individualizado, em todo Ser ligado a ela; portanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consci Ncia
  • A Fenomenologia O Estudo Da Consci Ncia E Dos Objetos Da Consci Ncia
  • Ideologia E Consci Ncia
  • Consci Ncia Negra
  • CONSCI NCIA ECOL GICA
  • Consci Ncia Critica
  • Consci Ncia Critica E Filosofia
  • Consci Ncia Negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!