A clonagem

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014




A Clonagem





Índice
Introdução
O que é a clonagem?
Clonagem reprodutiva
Clonagem terapêutica
O debate em torno da clonagem humana
Objeções e respetiva análise
Conclusão
Bibliografia













Introdução

Ao longo deste trabalho vamos abordar a temática da clonagem, do que se trata e as questões éticas a ela subjacentes.
Essencialmente pretendemosresponder à questão: “A clonagem humana é eticamente legítima?”.
Para isso analisaremos várias objecções, de forma a concluir se será ou não eticamente correto clonar pessoas.

O que é a clonagem?

Pode definir-se a clonagem como sendo a reprodução não sexual de indivíduos que serão a nível genético idênticos a um indivíduo original. Então clonar trata-se de duplicar o património genético dequalquer ser vivo (vegetal ou animal).
A mais antiga clonagem é a de plantas, relativamente à de animais irracionais deu-se um grande incremento, isto desde o conhecido caso da ovelha Dolly.
Todo e qualquer ser vivo pode ser clonado e no centro da polémica está a possibilidade de se clonarem humanos.











A clonagem reprodutiva

O que acontece na clonagem?
São necessários trêsindivíduos adultos.
A um, ao que será clonado, retira-se uma célula de uma glândula mamária (e no núcleo dessa célula está contido todo o património genético da futura ovelha).
A outro retira-se um óvulo, do qual se extraiu o núcleo (o material genético). Mediante uma descarga eléctrica dá-se uma fusão do ADN da primeira célula com o óvulo sem núcleo, formando-se um embrião.
Um terceirosujeito foi usado para a gestação do embrião, este foi-lhe implantado no útero.
Isto resultou no nascimento de uma cria, um novo sujeito, geneticamente idêntico ao primeiro.
Contudo, pelo menos por agora, a maioria dos cientistas não está interessada em fabricar seres humanos.

A clonagem terapêutica

É utilizada para o tratamento de doenças utilizando um método semelhante ao da clonagemreprodutiva.
Esta está dividida em 4 etapas, a primeira consiste em retirar-se do corpo de um paciente células somáticas extraindo o material genético; na segunda transfere-se esse conteúdo genético para o óvulo de uma doadora (óvulo que foi previamente esvaziado do seu núcleo ); a terceira diz respeito ao fabrico de um embrião, através do processo electroquímico, que será geneticamente idêntico aopaciente; por ultimo obtém-se deste embrião células-mãe pluripotentes (que se podem transformar em qualquer tecido corporal, órgão ou célula).
Até á terceira etapa o processo é o mesmo da clonagem reprodutiva, a diferença reside no facto de o embrião não ser implantado em qualquer útero para fabricar um organismo completo. Retiram-se dele apenas as células de que o paciente necessita.



Odebate em torno da clonagem humana

Desde o caso Dolly muito se discute a legitimidade de clonar os seres humanos com objetivos reprodutivos e terapêuticos. Várias objeções foram apresentadas.

Objeção 1: A clonagem põe em causa a dignidade humana porque retira aos indivíduos a sua identidade pessoal própria. Esta objeção parte do pressuposto de que o óvulo que o núcleo da célula somática recebeuse desenvolve originando um ser com características físicas e psicológicos idênticas ao adulto ou criança de quem foi retirada a célula somática. A dignidade de cada indivíduo é condicionada pela autonomia e independência dos indivíduos que é posta em causa pela existência de clones.

Análise do argumento: É um mau argumento, pois a individualidade biológica não é o mesmo que individualidadepessoal. A individualidade pessoal não se perde por se perder a individualidade genética. Caso contrário, os gémeos verdadeiros também seriam uma realidade moralmente reprovável.
Por outro lado, um clone não surge de um momento para o outro. O período de gestação é de nove meses e durante esse tempo ele estará sujeito às influências ambientais claramente diferentes das do indivíduo a partir do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!