A CIDADE REAL: O NASCIMETO DE OCUPAÇÕES IRREGULARES E SEUS IMPACTOS URBANO E AMBIENTAL.

Páginas: 11 (2513 palavras) Publicado: 20 de abril de 2015
A CIDADE REAL: O NASCIMETO DE OCUPAÇÕES IRREGULARES E SEUS IMPACTOS URBANO E AMBIENTAL.
Vanessa de Jesus Alves ¹

Resumo:
A proposta deste trabalho é apresentar sintomas e causas de ocupações irregulares no meio urbano e as conseqüências que ela gera ao meio ambiente e no espaço urbano. O objeto de análise serão as legislações que dizem respeito áestas ocupações de áreas de preservação ambiental e como os órgãos responsáveis lidam com esta situação de acordo com os documentos que regem e direcionam o funcionamento da cidade.
Palavras-chave: Planejamento urbano, Ocupação irregular, Impactos ambientais, Gestão ambiental, Planejamento urbano/social

Abstract:
The purpose of this paper is to present symptoms and causes of irregular settlementsin urban areas and the consequences it generates the environment and urban space. The object of analysis will be the laws that pertain to these occupations conservation areas and how the bodies deal with this situation in accordance with the governing documents and direct the functioning of the city. The work presented here will cite the case of Vila Canoa.
Keywords: urban planning, irregularoccupancy, environmental impacts, environmental management, urban / social planning.




Vanessa de Jesus Alves, Estudante do 7° semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra do Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN. Dourados, Mato Grosso do Sul 2014.
vanessa.jalves@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Com o crescimento populacional e a necessidade de expansãoterritorial das cidades, se faz necessário o planejamento de novas áreas a serem ocupadas e prevenção de invasões á áreas inseridas no meio urbano que não são destinadas á moradia e ou estão sem uso correto de seu espaço. Baseada em pesquisa sobre o assunto, em artigos e livros, percebe-se que estas situações atingem desde pequenas cidades á grandes metrópoles. Colocando o direito de uma habitação dignaapenas nos papéis, pois a realidade destas moradias irregulares é uma carência de infraestrutura e causadora de problemas ambientais.



COMO NASCEM OS “SEM TETO”

Com a transformação das cidades do Brasil de anteriormente maior parte rural para agora maior urbana, transformaram-se consequentemente também as cidades agora mais populosas. Com o êxodo rural nos últimos 50 anos e a vinda dostrabalhadores do meio rural para a cidade o espaço urbano é obrigado a aumentar sua expansão territorial, segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2004) a porcentagem de da população urbana ultrapassa 80%. De acordo com o Censo(2010) mais de 11 milhões de brasileiros vivem em 
ocupações irregulares. Considerando a vinda desses trabalhadores e suas famílias, pode-se acreditar haverespaço suficiente para todos eles. Realmente poderia.








Entretanto o que se também deveria e ainda deve ser levado em conta, é a migração de pessoas do interior para os grandes centros em busca de melhor qualidade de vida e com esses trabalhadores, suas famílias. Considerando que as cidades já possuem seu zoneamento e planejamento, o projeto de expansão territorial estudado e determinado,tem-se por fim resolvida a questão do aumento populacional. Gerando, com o auxílio da imponente e influenciadora especulação imobiliária, o alto valor territorial. Obrigando as famílias desprovidas de renda suficiente para a compra de terrenos e ou imóveis, a procurarem locais para construírem seus barracos. Sejam eles nas ruas, propriedades privadas e -uma das mais preocupantes- em áreas deinteresse e preservação ambiental.


VAZIOS URBANOS: OPORTUNIDADE DE MORADIA E CAUSADOR DE PROBLEMAS
Muito se criticam os moradores que invadem propriedades privadas, terrenos baldios, beiras de riachos e matas de preservação. Contudo pouco se observa a oportunidade e facilidade de suas ocupações, por vezes moradias não habitadas á anos, terrenos abandonados sem manutenção e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS AMBIENTAIS RIO REAL
  • impactos ambientais em ecossistemas urbanos
  • Impactos ambientais urbano
  • Impactos ambientais em sistemas urbanos
  • Impactos ambientais urbanos no brasil.
  • Impacto ambiental urbano
  • Impactos Ambientais urbano-industrial
  • Impactos ambientais em ambiente urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!