A Bacia Amaz Nica Est Experimentando A Perda De Florestas R Pida E Fragmenta O

5271 palavras 22 páginas
A bacia amazônica está experimentando a perda de florestas rápida e fragmentação. Florestas fragmentadas são mais propensas do que as florestas intactas de dano periódico do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) secas, que causam elevada mortalidade de árvores, aumento da produção de serrapilheira, mudanças na fenologia da planta, e outras mudanças ecológicas, especialmente perto das bordas da floresta. Além disso, feedbacks positivos entre a perda de florestas, a fragmentação, o fogo, e as mudanças climáticas regionais parecem cada vez mais provável. O desmatamento reduz a evapotranspiração das plantas, que por sua vez restringe chuvas regional, aumentando a vulnerabilidade das florestas ao fogo. Fragmentos florestais são especialmente vulneráveis, porque eles têm, bordas propensas ao fogo secos, são registradas com freqüência, e muitas vezes estão ligados por pastagens, que são queimadas regularmente. O resultado líquido é que pode haver um "limite de desmatamento" crítico acima do qual as florestas tropicais da Amazônia não pode mais ser sustentada, particularmente em áreas relativamente sazonais da bacia. O aquecimento global pode exacerbar esse problema se promove a climas mais secos ou secas ENSO mais fortes. Sinergias entre muitas mudanças ambientais simultâneas são constituindo uma ameaça sem precedentes para as florestas da Amazônia.
Introdução
A bacia amazônica sustenta quase 60% das florestas tropicais remanescentes do mundo e desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade, armazenamento de carbono, e hidrologia regional e clima ( Salati & Vose 1984 ; Fearnside, 1999 ). Ele também está experimentando maior taxa absoluta do mundo de destruição da floresta, com média de aproximadamente 3-4000000 ha por ano (cf. Whitmore 1997 ; Laurance et al 2001. .
O ritmo acelerado do desmatamento tem várias causas inter-relacionadas. As populações humanas na Amazônia têm aumentado drasticamente nas últimas décadas, como resultado da imigração de outras áreas e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas