215195757 Relatorio Estacao Meteorologica

1110 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Ceará
Engenharia Ambiental
Disciplina: Climatologia
Professor: Francisco de Assis de Souza Filho
Aluna: Raquel Mariano Rabelo/0337519

Relatório
Visita Técnica: Estação Meteorológica/UFC

Fortaleza – CE
Março/2014
1. Introdução
Em complementação ao assunto teórico de hidro meteorologia, ministrado em sala de aula, o professor Francisco de Assis Souza Filho solicitou uma visita técnica à estação meteorológica localizada no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. A visita foi realizada no dia 13 de março de 2014 pelos alunos que cursam a disciplina de Climatologia ofertada ao curso de Engenharia Ambiental.
A visita técnica proporcionou a oportunidade de conhecer instrumentos utilizados na climatologia como pluviômetro, pluviógrafo e outros. Tais instrumentos são utilizados para medição de variáveis meteorológicas como o vento, chuva, nebulosidade, evaporação, umidade relativa e temperatura ambiente.

2. Desenvolvimento
Abaixo, será descrito alguns dos instrumentos de medição das variáveis meteorológicas encontrados na estação meteorológica.

2.1 Pluviógrafo
O pluviógrafo é utilizado para medir a precipitação de chuva em um determinado local. Ele é capaz de coletar e registrar a intensidade dessa variável climatológica através da variação da altura de chuva no reservatório com o tempo. É função desse instrumento informar a duração da chuva, assim como o inicio e o término da mesma. A medição da quantidade de precipitação no pluviógrafo ocorre da seguinte forma: à medida que vai
Figura 1. Pluviógrafo precipitando, a água escorre para um reservatório (constituinte do pluviógrafo) no qual há um mecanismo interno que promove a movimentação de uma haste com tinta que faz o registro em um papel, isso resulta nos pluviogramas.
As alturas de precipitação de acordo com o tempo resultam nos pluviogramas que são diagramas no qual seu eixo vertical corresponde aos milímetros de chuva e seu eixo horizontal as

Relacionados