A Arte e estética de Nietzsche

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Faculdade Paulista de Artes
Seminário de Filosofia
Nietzsche




1º Design



















A Arte e estética de Nietzsche


Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um dosmais importantes e contundentes pensadores de sua época, o século XIX. Sua profundidade consistia em perceber, por meio de seu instinto estético. Ao travar contato com a arte, Nietzsche descobriuo bálsamo para sua dor. A arte em sua concepção era o grande estímulo da vida, estar na arte era estar no coração do mundo, pois o indivíduo encontrava no fascínio da arte o seu verdadeiro ser. Nietzschelutou ferozmente contra a tendência para a qual a arte seria uma “bela coisa” secundária.
A arte está para Nietzsche na essência e suas criações dão forma a vida. Por isso o fenômeno estético estáintimamente ligado a existência do homem e da natureza (e sua relação com ela). "O homem já não é artista, tornou-se obra de arte: o que se revela aqui no estremecimento da embriaguez é, em vista dasuprema voluptuosidade e do apaziguamento do Uno originário, o poder artista da natureza inteira" O artista para Nietzsche, é um imitador. Ele imita a natureza, porém a manifesta conforme as determinadas"pulsões artísticas".
Com isso a arte toma liberdade, pois não é somente uma atividade do espírito, a natureza também será considerada artista, pois ela é criação, ela é vida e morte. "Somenteenquanto fenômeno estético é que a existência e o mundo, eternamente, se justificam" (Pág. 61, do Nascimento da Tragédia).
Sendo o sublime a estetização artística do horrível, Nietzsche julgava ser a arteabsolutamente necessária para dar um novo sentido ao homem e que, somente através dela o indivíduo poderia tornar-se novamente desperto e consciente de sua realidade. A arte possuía um efeito tônico emsua existência, aumentando a força e iluminando o prazer, evocando as sutis sensações da embriaguez, num mundo longínquo e fugaz, num universo de sensações. A arte é nada mais do que a arte! Ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética e Arte
  • Estética na Arte
  • Estética na Arte
  • Arte estética
  • Arte e estetica
  • Estética e arte
  • arte e estetica
  • Arte e estética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!