a arte de educar por varia gerações

Páginas: 8 (1821 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015










































































1 INTRODUÇÃO
O documento a seguir tem por finalidade de apresentar em suas linhas uma proposta de orientação voltada a Educação Fundamental de escolas e instituições formadoras.
Uma analise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade da construção de uma educação básica voltada para a cidadania e isso não seresolve apenas garantindo a oferta de vagas, mas sim um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços de pesquisas nas diferentes áreas de âmbito escolar.
Os parâmetros curriculares nacionais nascem da necessidade de se construir uma referência curricular para o ensino fundamental que possa ser discutida nos diferentes estados e municípios, emprojetos educativos nas escolas. Algo que garanta ao aluno em qualquer lugar o direito de ter acesso ao conhecimento indispensável para a construção de sua cidadania.
Para tanto é necessário redefinir claramente o papel da escola e da educação na sociedade e que objetivos devem ser seguidos. A educação hoje está em pauta nas discussões mundiais e cada vez mais se discute o papel essencial que eladesempenha. O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.
Então porque muitas escolas não estão devidamente dentro dos parâmetros? Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, onde haja uma modificação no trabalho realizadopelos professores e especialistas em educação do nosso país?
O trabalho a seguir é resultado de uma ampla pesquisa investigativa do espaço educativo atual de nosso país.



2 DESENVOLVIMENTO
Foi realizada uma visita na escola, Pequeno Lar, localizado na Cidade de Modelo SC, a mais de anos. A escola trabalha com a Educação Infantil, a atual diretora é a pedagoga Lovane, no momento não possuiauxiliar de direção, conta com dez professoras, dose auxiliar de sala e três serventes, tendo um total de vinte e seis funcionários.
Atualmente a escola possui setenta e seis alunos divididos em quatro salas de aula, sendo dois Maternais e dois Berçários. Dentre as principais atividades desenvolvidas, esta os cuidados necessários para o bem estar e desenvolvimento das crianças. Os alunos possuemdireitos e deveres que devem ser cumpridos e respeitados como, respeitar os colegas e professores, participar nas atividades propostas e desenvolvidas, saber dividir com os colegas, entre outras.
O objetivo da escola é dar o melhor de si para a formação de suas crianças, oferecendo uma educação de qualidade com ótimos profissionais, adequada ao nível de aprendizagem de cada um dos alunos. A metodologiade avaliação utilizada é de acordo com as necessidades de cada educando, pois primeiro são avaliados as capacidades escolares de cada aluno para depois se fazer uma avaliação adequada para cada um.
O ambiente escolar é muito produtivo, todos se dedicam e fazem o necessário para o bem estar dos alunos, há uma grande participação da sociedade (pais) no contexto escolar, sempre se envolvendo nasreuniões, festividades e eventos.
No intuito de se fazer uma pesquisa investigativa, percebemos que a escola precisaria de algumas reformas, as salas são amplas para as turmas existentes, mas por ter se concretizado a aceitação no próximo ano de alunos com quatro meses de idade, vê-se a necessidade de um maior espaço físico, pois a demanda passará a ser bem maior.
Em entrevista aos professores daescola, na qual uma professora se prontificou a responder nossas questões: (Lucia Frandolosso)
1- Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua área de formação?
R: A professora entrevistada é formada e pós-graduada em pedagogia, séries iniciais e educação especial, trabalhando a mais de dez anos exercendo essa profissão.
2- Quais são as atividades ligadas à rotina escolar que você considera mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como educar as novas gerações
  • Educar pela Arte
  • Educar é uma arte
  • Como educar as novas gerações
  • Educar atraves da arte
  • Governança garante convivência pacífica entre várias gerações
  • CASAMENTO, DIVÓRCIO E A ARTE DE EDUCAR NOSSOS FILHOS
  • UM ESTUDO SOBRE IMMANUEL KANT: A ARTE DE EDUCAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!