A ao Imperialista da China

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2015
Açao Imperialista da China
Este blog vai falar sobre a china do século XIX, Um relato sobre seus conflitos, tratados em sua realidade política e econômica.
Durante muito tempo, a China foi comercialmente assediada pelos países europeus. As inúmeras tentativas ocidentais, de estabelecer um comércio fixo com o Reino Celestial, indicavam o desejo por mercadorias chinesas, tais como: seda, porcelanae chá.
Este foi o panorama que vigorou até o início do século XIX, período marcado pela expansão da industrialização européia, e, conseqüentemente, e o surgimento das grandes potências imperialistas. A sociedade chinesa em muitos aspectos continua parecida com o tempo do poder de Mao Tsé-tung que tomou o poder em 1949 .
Comflitos:
A china do século XIX foi marcada por grandes conflitos como aguerra do ópio, este entorpecente logo se transformou em uma praga entre chineses, e, seu contrabando foi considerado muito lucrativo para Inglaterra, com movimento europeu na China. Esta guerra do ópio que causou conflito entre a China e a Inglaterra (1839-1842), levou estes dois paises a assinar um tratado que se chamou Nanquim, mas que deu vantagem apenas para os ingleses. Só na revolução então,que todos os traficantes foram executados. Mas não adiantou muito, pois, quando começou o crescimento econômico também ressurgiu novo acesso a esta droga. Com a mudança da estrutura da economia houve surgimento de ramificações do crime organizado no país, aumentando também todos tipos de a atividades criminosas, como a prostituição, a pirataria de produtos, o contrabando, a extorsão, o jogo ilegale o tráfico de drogas e armas.
A Inglaterra dominou e massacrou por muito tempo ate o ano de 1949, que foi o ano da revolução comunista na china. A Inglaterra só pensava no lucro que os dominados podiam lhe prestar, não importava nada alem da exploração desumana.
A política imperialista teve ampliação do mercado através de uma política econômica liberal, o qual foi marcado com o uso da força eexploração econômica. Foram os povos dominados que fez parte do discurso atual no qual o nacionalismo é apresando como fundamento para opressão.
Aqui foi mas um dos conflitos. que foi entre a China e Japão, teve inicio no ano de 1894, quando a China bombardeou o barco japonês e no conflito a China foi derrotada. Mas o Japão continua conquistando ao ponto de controlar o acesso marítimo e terrestre dePequin.
A China passa por uma crise interna, quando surge a reforma dos cem dias. Uma reforma governamental com novas estruturas administrativas das forças armadas, justiça, comercio e industria. Mas muitos membros do governo não gostaram das novas determinações. Ao ponto de provocar a Guerra dos Boxers, em 1900., chamado também de Movimento Yijetuan.(foi um movimento popular antiocidental eanticristão na China. A sociedade secreta dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros (Righteous and Harmonious Fists), que se opunha à expansão estrangeira e à corte Manchu, sustentava que com treino adequado, incluindo o ritual do boxe chinês (Kung Fu), os seus membros poderiam vencer os ocidentais que usavamarmas) 
Tratados :
A França apoiou a Inglaterra e isso levou a China a perder um pouco de suasoberania sobre seu território.
Sendo assinados os seguintes tratados: abertura de 11 portos, jurisdição Nestes tratados foi estabelecida a abertura de mais de 11 portos; jurisdição autônoma para os processos estrangeiros; liberdade de ação para as missões cristãs; direito de manutenção de representantes permanentes nas alfândegas chinesas, entre série de outros direitos que feriam o governo chinês. Masnão podemos deixar de falar que este tratado causou na China um grande impacto negativo sobre sua produção artesanal, causando desemprego e fome da soberania do governo chinês sobre seus territórios.
A inglçaterra, a França, a Alemanha, japao e a Russia dominaram e dividiram a China e o EUA entrou ali com seus produtos sem pagar impostos. Neste periodo surge o neocolonialista em um ato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • expansão imperialista na china
  • expansao imperialista na china
  • Expansão imperialista
  • Corrida imperialista
  • expansão imperialista
  • China
  • China
  • china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!