A adolesc ncia power point

1954 palavras 8 páginas
Instituto Superior e Politécnico Gaya
Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário

A ADOLESCÊNCIA

Cíntia Marçal
Herlander Oliveira

Sónia Padilha
PDIA - A ADOLESCÊNCIA

09-12-2011

1

ADOLESCÊNCIA


A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas, é

nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade.
• É um processo que tem sofrido alterações ao longo da história das gerações. • Segundo, (Lepre, 2003) é no século XVIII que aparecem as primeiras tentativas de se definir, claramente, a adolescência. Mas é somente no século XX que vimos nascer o adolescente moderno típico exprimindo uma mistura de pureza provisória, força física, espontaneidade e alegria de viver, o que tornou o adolescente o herói do século XX – o “século da adolescência” PDIA - A ADOLESCÊNCIA

09-12-2011

2

ADOLESCÊNCIA - CONTINUAÇÃO
• Esta fase da vida é uma época de imaturidade em busca de maturidade. No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
• A adolescência é um período privilegiado da existência humana, período este no qual as mudanças orgânicas, cognitivas, sociais e afectivas interferem largamente no relacionamento interpessoal quer de ordem escolar, familiar ou social.
• Outra face importante da adolescência será o processo de desenvolvimento moral e a aquisição de valores e ideias como a justiça, liberdade e equidade, que para Piaget esta fase da adolescência caracterizava-se por uma construção de juízo independentes, ou seja, podem imaginar possibilidades, testar hipóteses e construir teorias.

PDIA - A ADOLESCÊNCIA

09-12-2011

3

DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA
• A adolescência caracteriza-se por alterações físicas dramáticas que levam o indivíduo da infância para a maturidade física. No início, observam-se alterações pré-adolescência caracterizadas pelo aparecimento das características sexuais secundárias.
• As meninas começam a desenvolver os seios entre os 8 e 10

Relacionados