zinco

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
O zinco apresenta uma configuração eletrônica d10s2, formando geralmente íons M2+. Contudo, muitos de seus compostos são covalentes em proporção elevada.
Como os íons de zinco têm camadas dcompletas, ele não se comporta como se fosse metal de transição típico. Embora os íons sejam divalentes, eles têm poucas semelhanças com os elementos do Grupo 2. Assim, o zinco mostra algumas semelhanças como magnésio. Porém, é mais denso e menos reativo, por ter um raio menor e uma carga nuclear maior. O zinco também tem uma maior tendência a formar compostos covalentes.
O zinco é produzido em grandeescala. É usado principalmente como proteção contra corrosão, na fabricação de ligas e em fundição. O ZnO (óxido de zinco) também é um produto comercialmente importante. Uma fina película de zinco podeser aplicada por eletrólise (galvanização). Camadas mais espessas podem ser aplicadas mergulhando-se o objeto em zinco fundido.
Grandes quantidades de zinco são utilizadas na fabricação de ligas. Aliga mais comum é bronze (uma liga de Cu/Zn, com 20% a 50% de Zn). O zinco é o metal mais usado na fundição de peças metálicas. O zinco também usado como eletrodo negativo nas pilhas secas. ZnO podeser usado como pigmento branco em tintas. É particularmente brilhante, pois absorve luz ultravioleta e a reemite como luz branca.
Propriedades Gerais
O zinco exibe algumas poucas propriedadesassociadas aos elementos de transição típicos. O motivo disso é a presença de um nível d completo, não disponível para a formação de ligações.
 Zn não tem valência.
 Tem configuração eletrônica d10, nãosendo possível a ocorrência de transição d-d. Por isso, muitos dos compostos desses elementos são brancos.
 O metal é relativamente mole quando comparado aos demais metais de transição,provavelmente porque os elétrons d não participam das ligações.
 Os pontos de fusão e de ebulição são muitos baixos.
O zinco se apresenta como um sólido prateado que rapidamente perde o brilho quando exposto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zinco
  • Zinco
  • zinco
  • Zinco
  • zinco
  • Zinco
  • Zinco
  • Zinco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!