ZILNEY MITO

1981 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

MATHEUS ALEF PEREIRA SANTOS

JOHN MAYNARD KEYNES

ILHÉUS – BA
2015
1. A ECONOMIA ANTES DE KEYES

Examinaremos detidamente elementos do modelo macroeconômico clássico. A macroeconomia clássica, como toda a teoria econômica clássica, parte do pressuposto fundamental de que o mundo econômico é governado por leis naturais, as quais se forem deixadas a funcionar livremente, produzirão sempre os melhores resultados possíveis. Esta fé na "lei natural", fruto do racionalismo dos séculos XVIII e XIX, não obstante seu caráter quase místico de crença e de mistério tem bases ideológicas nítidas (BRESSER-PEREIRA, 1974).
Além deste pressuposto geral, a macroeconomia clássica partia ainda de dois pressupostos importantes: o de que os preços e salários eram sempre flexíveis e o de que a moeda não era utilizada com fins de entesouramento. Estes dois pressupostos permitiam o desenvolvimento dos dois modelos centrais da macroeconomia clássica: a "lei do mercado", de Say, segundo a qual a oferta cria sua própria procura; a teoria quantitativa da moeda, que, partindo da equação de trocas, concluía que, sendo a velocidade da moeda constante, e dada uma determinada quantidade de moeda, a produção variava em relação inversa e proporcional aos preços. Além destes dois modelos, para equilibrar a poupança e o investimento, a macroeconomia clássica fazia estas duas variáveis dependerem de taxa de juros, a qual era, por sua vez, determinada pela oferta de poupança e a procura de investimentos. O resultado de todo este processo era o pleno emprego no longo prazo, ou, o que dá no mesmo, a impossibilidade de haver crises de longa duração, indefinidas, de subconsumo ou superprodução (BRESSER-PEREIRA,1974).
Os dois pressupostos que acabamos de examinar estão intimamente relacionados com o esquema teórico central da macroeconomia clássica, consubstanciado na lei de Say. Tudo o que é produzido é consumido ou investido, incluindo-se a variação

Relacionados