Yyuy

540 palavras 3 páginas
Força Elástica: Lei de Hooke
Teoria: A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação: F = k.Δl
Prática no Laboratório: O grupo recebeu amostras de molas e pesos para que fosse feita a experiência a fim de observar a variação de elasticidade. A mola tinha uma forma, e quando estava em repouso, sem nenhuma força sobre ela, ela estava no seu estado fundamental. Ao ser aplicada uma força, como quando colocamos as barras de pesos em sua extremidade, esta ficou distorcida e aumentou e diminuiu de tamanho, levando em consideração o sentido da força. A mola logo após retornou ao seu estado fundamental, realizando assim uma força elástica para retornar ao tamanho original.
Aceleração da Gravidade
Teoria: Ao redor da Terra atua uma região conhecida como campo gravitacional. Ele tem como principal objetivo atrair todos os corpos para o centro da Terra. Essa atração acontece por meio da influência de uma força, a força gravitacional. Qualquer corpo pode sofrer a influência dessa força. Segundo Newton, isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra.
Quando os corpos chegam ao campo gravitacional, sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g.
Para fins didáticos, é dito que a aceleração da gravidade é a aceleração sentida por um corpo em queda livre.
Prática no Laboratório: O grupo recebeu um cronômetro, uma fita métrica e uma pequena bola. Foram-nos impostos que fizéssemos a experiência em uma altura de dois metros. Logo após estar sobre os dois metros, posicionamos a bolinha nessa altura e a largamos várias vezes, a fim de cronometrar o tempo com que ela chegava à superfície. Sendo, todas diversas

Relacionados

  • Passivo e ativo
    256 palavras | 2 páginas