Xisto no Parana

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Nome: Franciele Dayane

O uso do Xisto

Atualmente, uma das principais fontes de combustíveis do mundo é o petróleo, o qual normalmente se é extraído de poços subterrâneos, porém, existem outrasformas de consegui-lo e uma delas é o Xisto, fonte a qual existe muita controvérsia devido aos danos causados à natureza.
Os Estados Unidos, país considerado potencia mundial atualmente, iniciou umprocesso de exploração a este minério para extração de combustível fóssil, porém, nem todos concordam com esta ação, pois caso haja algum dano, afetará o mundo todo, assim, outras grandes potenciasmundiais detentoras de xisto evitam essa prática.
Alguns cientistas defendem que o uso do xisto possui os mesmos ricos ambiental que qualquer outro combustível fóssil, mas a real discussão é se realmentedeve-se investir em combustíveis fosseis, considerando que existem tantas alternativas menos poluentes como o uso de energia elétrica em automóveis e fontes hidroelétricas.
Com isto, conclui-se quemesmo que o xisto possa não causar danos extras a natureza, ele ainda pode ser substituído por fontes mais renováveis evitando uma futura destruição da terra e da vida devido ao esgotamento dosrecursos naturais.


Petróleo e Guerras

O petróleo é um grande causador de guerras atualmente, sendo uma das principais razões de disputa no oriente médio, o que acaba provocando varias guerras, como porexemplo, a guerra do golfo, o qual envolveu vários países.
Mesmo não sendo uma fonte de energia renovável e considerando os danos os quais o petróleo pode causar a natureza, ele ainda é uma grandefonte de riquezas for levado em conta o seu lucro, sendo por isso o motivo de tantas guerras.
Com estas guerras surge à necessidade de defesa, o que acaba gerando a criação de armas cada vez maispoderosas para a disputa, como é o exemplo de armas químicas e nucleares.
Assim, conclui-se que mesmo que este seja um recurso bastante lucrativo, não vale a pena guerras por ele, nem mesmo utilização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • xisto
  • Xisto
  • xisto
  • xisto
  • Xisto
  • Xisto
  • Xisto
  • paraná

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!